Gerson Lopes/ON
Imagens registradas por câmeras de vigilância e uma tatuagem foram as duas pistas usadas pela Brigada Militar e Polícia Civil para prender os dois acusados de um seqüestro relâmpago praticado contra um casal, e a mãe da mulher, na noite passada, em Passo Fundo. A dupla, um homem de 22 anos, e um menor, de 17 anos, juntamente com uma mulher, suspeita de envolvimento, foram flagrados no final da tarde de ontem, por policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE), na vila Donária. O menor foi surpreendido quando caminhava pela rua, e o casal no interior de uma residência, onde havia um revólver calibre 38, escondido embaixo da cama. Conduzida até a 1ª Delegacia de Polícia, a dupla acabou sendo reconhecida pelas vítimas. O homem seria autuado em flagrante por roubo, porte ilegal de arma, e estupro, praticado contra a esposa do rapaz. O menor seria apreendido por porte ilegal de arma e roubo. A polícia não comprovou o envolvimento da suspeita.
Desde o início da manhã de ontem, policiais militares buscavam pistas sobre os acusados baseados nas descrições das vítimas. Uma delas revelou ter visto uma tatuagem no pescoço de um dos envolvidos. Através de uma imagem registrada pelo sistema de câmeras em um estabelecimento comercial, os policiais identificaram o menor. Ele confessou o envolvimento no roubo e revelou o nome de seu comparsa, apontando-o como o autor do estupro contra a jovem. Segundo o comandante do 3º RPMon, tenente-coronel Cruz, mais de 10 policiais se envolveram nos trabalhos.
Ousadia
O seqüestro relâmpago chamou a atenção da polícia de Passo Fundo, pela violência e ousadia dos assaltantes. O rapaz, de 28 anos, permaneceu por aproximadamente oito horas em poder da dupla, enquanto a esposa dele, de 26 anos, sofreu abuso sexual. Na fuga, eles levaram o carro, um Ford Fiesta, abandonado momentos depois, além de R$ 1 mil, e diversos objetos como bolsas e celulares.
O drama enfrentado pelas três vítimas, teve início por volta das 23horas, após saírem de um bar, na rua Independência. Quando embarcavam no veículo, estacionado na rua Capitão Eleutério, foram surpreendidos por dois homens armados. A dupla anunciou o roubo e entrou no carro, seguindo em direção ao bairro Santa Marta. Após passarem pelo CTG Tropel de Caudilhos, entraram em um matagal. A mãe, de 51 anos, juntamente com a filha, foram mantidas no local pelo maior de idade, momento em que a jovem teria sido violentada sexualmente. O menor retornou para o centro da cidade com o rapaz. Eles foram até uma agência bancária, mas em função do horário, não conseguiram efetuar o saque no terminal eletrônico. Diante disso, retornaram ao mato, colocaram as mulheres novamente no carro e as libertaram, por volta da 1hora, na vila Luiza. “ Eles ainda devolveram um dos celulares para elas, dizendo que poderiam ligar para saber sobre a situação do rapaz. Também disseram para não avisar a polícia, porque ele seria libertado pela manhã. O que nos chama a atenção é a ousadia deles, por permanecerem tanto tempo com as vítimas e também o grau de violência, pelo abuso sexual. Há muito tempo não registrávamos um caso assim” revela a titular da 1ª DP, Daniela de Oliveira Minetto.
Para aguardar o horário de abertura do caixa eletrônico, a dupla manteve o rapaz como refém e passou a rodar pela cidade. Em alguns momentos, ele ficou trancado no porta-malas do carro. Segundo relato da vítima à polícia, os dois criminosos teriam consumido crack por várias vezes. Sem a preocupação de serem surpreendidos, pararam em dois postos de combustíveis para abastecer. Em um determinado momento, teriam passado por uma vila, a qual a vítima não teve condições de identificar, onde um casal teria embarcado no carro.
Pouco depois das 6 horas, os criminosos voltaram novamente à agência e obrigaram o rapaz a sacar R$ 1 mil. Não satisfeitos, o levaram a outro banco, mas desta vez não conseguiram completar a retirada. Quase oito horas depois, decidiram libertar a vítima, nas proximidades do estádio Wolmar Salton. Após ser alertada, a Brigada Militar realizou buscas e encontrou o Fiesta abandonado no bairro Nossa Senhora Aparecida.