Para comandante do 3° RPMon, tenente coronel Cruz, é preciso trabalhar na prevenção destes delitos.
Gerson Urguim/ON
Na quarta-feira (1°), bandidos aterrorizaram Passo Fundo com duas ações ousadas, o assalto a uma revenda de automóveis de onde fugiram com três carros e um assalto a um supermercado no bairro Boqueirão, de onde os ladrões roubaram R$ 40 mil e na fuga ainda trocaram tiros com a polícia.
A ação rápida dos policiais em perseguir os bandidos foi determinante para que tanto os veículos quanto o dinheiro fossem recuperados. Um dos criminosos responsáveis pelo assalto à revenda de automóveis foi preso pelo 3° Batalhão de Operações Especiais após capotar o Polo roubado em uma estrada de terra no distrito de Pulador.
Os outros automóveis foram recuperados após terem sido abandonados pelos bandidos. Um Astra vermelho foi encontrado na Rua Farroupilha no bairro Vera Cruz com a caixa de câmbio quebrada e um Corolla prata foi abandonado no interior de Passo Fundo.
O comandante do 3° RPMon de Passo Fundo, tenente coronel Antônio Carlos da Cruz, afirmou que o efetivo da Brigada Militar está preparado para atender a este tipo de ocorrência. “Trabalhamos com a pronta resposta a estas ações dos criminosos. As ações foram coordenadas entre todas as unidades envolvidas. Conseguimos prender um dos criminosos e recuperar o dinheiro roubado do supermercado e os veículos”, disse.
O assaltante preso pelo assalto à revenda de automóveis cumpria pena em regime semi aberto no Presídio de Carazinho. De acordo com o tenente coronel Cruz, os criminosos já não restringem sua área de atuação aos locais onde vivem. “A criminalidade anda. Não existe mais a questão de se respeitar a rua, o bairro onde se vive. Estão roubando até dos pais e das mães. E tem também o fato de as pessoas receberem o benefício do regime semiaberto e usarem este horário em que deveriam estar trabalhando dentro do processo de reeducação, estão praticando estes delitos”, explicou.
Já em relação ao assalto ao supermercado no bairro Boqueirão, novamente a ação da polícia evitou com que os bandidos ficassem com o dinheiro roubado.
Eles fugiram em direção ao bairro São Cristóvão e acessaram o bairro Planaltina. Quando chegaram próximo à Vila Jardim uma viatura se deparou com o veículo Pálio Weekend vermelho, ocupado pelos assaltantes, seguindo rumo a Roselândia. Quando os assaltantes perceberam a aproximação da viatura, efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. Em seguida, ao perceberem uma barreira policial feita pela Policia Rodoviária Estadual os ladrões retornaram e entraram em uma madeireira, derrubando o portão e fugindo para um mato, onde não foram mais localizados.
O comandante do 3° RPMon acredita que a prevenção a estas ações dos criminosos é necessária para evitar este tipo de crime. “Temos de trabalhar na prevenção, não correr atrás deles (os bandidos), depois. O problema da criminalidade existe em todos os municípios. Precisamos ter estratégias de enfrentamento para trazer à comunidade a tranqüilidade que os cidadãos merecem”, finalizou.
?EURoePrecisamos trazer tranqüilidade à comunidade?EUR?
· 2 min de leitura