Gerson Urguim/ON
Agentes da Delegacia de Polícia de Soledade, coordenados pelo delegado Sander Cajal, com o apoio da 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Passo Fundo, Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, DPPA de Passo Fundo, Equipe Volante e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), deflagraram a Operação Corleone e cumpriram 14 mandados de prisão por tráfico de drogas e 15 de busca e apreensão em três municípios; Soledade, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Cinco pessoas foram presas em Passo Fundo, oito em Soledade e uma em Santa Cruz do Sul.
Após seis meses de investigações os policiais desbarataram um grupo que praticava o tráfico de drogas para dentro do Presídio Estadual de Soledade. “O nosso foco eram presos do Presídio de Soledade que faziam a mediação do tráfico de entorpecentes. Através de escutas, descobrimos que havia um grupo, comandado por dois irmãos, que coordenava a distribuição da droga vinda de Passo Fundo e que alimentavam o mercado dentro do presídio. O restante era vendido para traficantes que revendiam nas ruas de Soledade”, disse o delegado Sander Cajal.
Também segundo o delegado, um dos presos apontado como um dos líderes do Presídio Estadual de Soledade foi transferido na terça-feira (7) para o Presídio Regional de Passo Fundo. “A transferência ocorreu porque temíamos uma rebelião no Presídio de Soledade, já que este criminoso é muito influente entre os apenados. Tivemos que providenciar a transferência para podermos cumprir os mandados”, explicou o delegado.
Dentro do Presídio Estadual de Soledade, foram encontrados R$1.100,00 reais em notas de R$50, crack, maconha, celulares, cartões bancários, além de listas com nomes de pessoas com dívidas com os irmãos. Segundo o delegado Cajal, a quadrilha ameaçava as pessoas com dívidas, tanto dentro como fora dos presídios.
Cinco pessoas, dois homens e três mulheres foram presas em Passo Fundo. Uma mulher, que seria a responsável por transportar a droga, foi abordada por policiais em um ônibus que iria para Soledade. Em exame ginecológico, foram encontrados dentro da vagina da acusada, envoltos em um preservativo, cerca de 60 gramas de maconha, quantidade que permite a confecção de até dez cigarros e cerca de 50 gramas de crack, suficientes para produzir 430 pedras. Também de acordo com o delegado Cajal, todas as quartas-feiras, que é dia de visitas, a mulher viajava até Soledade para fazer a entrega da droga.
Os presos em Passo Fundo foram encaminhados para o Presídio Estadual de Soledade.
Polícia Civil prende 14 pessoas em três municípios
· 1 min de leitura