DPCA realizou mutirão para agilizar ocorrências de maus tratos

Ação aconteceu no dia que se comemora a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gerson Urguim/ON

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), realizou no último dia 13 de julho um mutirão que teve como objetivo agilizar e combater ações de maus tratos às crianças e aos adolescentes.

Todas as DPCAs do Estado intensificaram o combate aos maus tratos. Foram realizados todos os procedimentos, como depoimentos, intimações averiguações de denúncias entre outros.

A intenção do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), que estabeleceu a meta de intensificar o combate ao crime de maus tratos, foi coordenar ações sistemáticas nesse sentido na Capital e interiorizar esta Operação, a partir das bases das Delegacias de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), instaladas em onze municípios do Estado do RS, e a partir das suas ações não só reprimir como também efetivamente prevenir a violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente.
De acordo com o delegado Gilberto Mutti Dumke, que está respondendo pela DPCA de Passo Fundo o resultado do mutirão foi satisfatório. “Fizemos a remessa e conclusão de inquéritos ao Ministério Público e ao Judiciário de todos os casos que envolvessem maus tratos, realizamos a apuração de denúncias anônimas, verificando aquelas que procedessem e ouvindo pessoas envolvidas neste tipo de crime”, explicou. O mutirão envolveu todos os agentes da DPCA.

Para o delegado, o crime de maus tratos à criança e ao adolescente é bastante comum. “Infelizmente é bastante comum acontecer estes casos, e em geral, ocorre no âmbito familiar”, afirmou.

No total, foram ouvidas 33 pessoas, 47 intimadas a depor, dez inquéritos remetidos, averiguadas quatro denúncias de maus tratos, sendo que duas delas geraram a instauração de procedimentos.

Gostou? Compartilhe