Gerson Urguim/ON
A 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) lançará, no dia 4 de agosto, o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas. A solenidade reunirá diversos segmentos da comunidade que estejam ligados à questão da violência na escola, como o Conselho Tutelar, Promotoria de Infância e Juventude, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, OAB, entre outros.
A intenção é de reunir governo, entidades da sociedade e a comunidade escolar numa forte mobilização para definir políticas públicas que contribuam para a difusão de uma cultura de paz nas escolas. O evento contará com a presença do coordenador estadual do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alejandro Jélvez.
Dentro do projeto pedagógico das escolas estaduais, já existe um trabalho voltado ao enfrentamento, mediação e prevenção das diversas manifestações da violência nas escolas e no entorno dos estabelecimentos de ensino. “É uma ação em conjunto com as organizações da sociedade em parceria com secretarias do governo do Estado, além de instituições que forneçam segurança para os estudantes, tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a eles proteção física e moral nos ambientes de aprendizagem. Entendemos que a escola deve ser um espaço de humanização, cooperação e solidariedade. Uma forma eficiente de se prevenir combater a violência é trabalhar aspectos relativos a uma cultura de paz”, explicou a coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silvestrin.
O lançamento do comitê abrange os 32 municípios da área de abrangência da 7ª CRE. Em Passo Fundo, foi realizado na Escola Cecy Leite Costa o pré-lançamento do projeto. “Estamos dando um segundo passo, mais amplo. Trabalhamos alternativas possíveis para o enfrentamento de questões de violência na escola e levantamos os problemas que a escola enfrenta e as alternativas que a escola já construiu”, disse.