Gerson Urguim/ON
Mais de 1200 alunos das escolas da rede pública municipal e estadual receberam o certificado de participação no Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd), na tarde de quarta-feira (3).
O programa, que existe desde 1998, é baseado no programa norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. O programa já foi desenvolvido em 451 municípios, desde sua implantação em julho de 1998, e já formou mais de 539.282 mil alunos das Escolas da rede pública e privada do Estado.
Além dos alunos, professores e pais dos estudantes, estiveram presentes no evento o comandante do CRPO-Planalto, coronel João Darci Gonçalves da Rosa, o comandante do 3° RPMon, tenente coronel Antônio Carlos da Cruz, a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Marlene Silvestrin, a promotora da Infância e Juventude, Ana Cristina Ferrareze Cirne e o presidente do Comdica, sargento Evandro Carlos da Silva.
Atualmente a Brigada Militar conta com 551 Instrutores policiais militares voluntários, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade envolvendo pais, professores e alunos.
Em Passo Fundo, o Proerd é ministrado pelo soldado mentor Lúcio Maximino Alebrant e as soldados Daniela Pimentel, Ana Regina Pimentel e Rouzilaine Lacorte.
Os alunos escreveram redações onde descreviam o resultado do programa em suas vidas, e as melhores redações de cada escola foram premiadas durante a cerimônia de formatura. Os professores destaque também foram homenageados.
Segundo o soldado Alebrant, estes alunos apenas transpuseram a primeira parte do programa e, logo serão apresentados a uma nova etapa. “Além desta formação, que acontece no quinto ano, eles terão uma nova no sétimo ano e no 1° ano do Ensino Médio. Também existe o Proerd para os pais dos alunos. O programa é realizado de acordo com a faixa etária dos alunos e nós continuaremos visitando a escola e monitorando. Em dezembro realizaremos outra formatura com este mesmo número de alunos”, explicou.
Em pronunciamento durante a formatura, o comandante do 3° RPMon, tenente coronel Cruz, afirmou que a família também é importante na prevenção às drogas e a violência. “Espero que as famílias hoje presentes aqui sejam multiplicadoras desta ação da Brigada Militar. desta forma, vocês estarão construindo uma sociedade melhor e que não tenhamos medo. Estamos vulneráveis e muitas vezes isto é por causa das drogas”, disse.