A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) projeta monitorar mil presos por meio de tornozeleiras eletrônicas até a metade do ano que vem. O lote com os primeiros 400 equipamentos deve começar a ser entregue entre o final deste mês e o início de setembro.
A previsão é da própria Susepe, que divulga hoje o nome da empresa vencedora do pregão eletrônico. Em 2015, o Estado poderá ter até quatro mil presos sendo monitorados por esses dispositivos.
A história das tornozeleiras dotadas de GPS, sensor de posicionamento por satélite, vem da década passada. Em 2008, a Assembleia Legislativa aprovou a lei que instituiu o uso dos equipamentos. Em junho do ano passado, o primeiro apenado do Estado recebeu o dispositivo.
Por meio de um contrato, de agosto de 2010 até fevereiro deste ano, 273 presos utilizaram as tornozeleiras, que permitiam aos agentes da Susepe monitorar em tempo real o deslocamento dos usuários. “Dos 273 apenados, tivemos problemas apenas com quatro”, frisa o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben.
*Gazeta AM 670