A Brigada Militar atendeu a ocorrência às 1h30min da madrugada de quinta-feira (18), no campus da Ulbra em Carazinho, localizado na BR 285 no quilômetro 335. O vigia do local informou que por volta de 22h45min, logo após o término das aulas na universidade, trancou as portas, ligou o alarme e chaveou todas as saídas. Logo após foi fazer a ronda e ouviu latidos de cães. Neste momento foi rendido por um homem armado que o mandou deitar no chão e retirou a arma que tinha na cintura, perguntou se havia mais vigilantes no local. Ele entrou na universidade e mandou a vítima abrir as portas. Nesse momento entraram no local mais quatro homens, todos encapuzados e usando luvas.
Eles desligaram o alarme e isolaram cinco sensores. Com o uso de um maçarico, arrombaram o caixa eletrônico, de onde roubaram o dinheiro, cuja quantia não foi revelada. Antes de fugirem, amarraram o vigia, que não soube informar a marca do veiculo usado pelo grupo, mas disse que todos os assaltantes se comunicavam através de rádio amador. Um deles usava uma pochete preta na perna.
A vítima ficou amarrada por volta de duas horas, até conseguir se soltar e acionar a brigada militar. A arma do vigia, um revolver calibre 38 também foi furtada, juntamente ao seu telefone celular.
O local foi isolado até a chegada da pericia, na manhã de quinta-feira (18).