Redação/ON
Durante reunião realizada pelo GGMI (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) foi anunciado pelo coordenador do Pronasci do Estado, Carlos Sant' Ana, que Passo Fundo será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber a implantação do Território da Paz, seguido de Caxias do Sul e Canoas. “Essa ação do Estado tem a finalidade de diminuir os índices de criminalidade e também reduzir a situação de vulnerabilidade das pessoas que moram naquele local. Nos territórios serão oferecidos os programas das secretarias de cada município utilizando a estrutura de cada bairro, como por exemplo, os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)”, explicou Sant' Ana. Segundo o coordenador, durante os quatro anos do governo Tarso Genro serão instalados no Estado 20 territórios da Paz. A escolha de Passo Fundo foi confirmada na sexta-feira (19).
O programa é implementado em áreas fragilizadas onde o poder público desenvolverá ações de segurança pública, como prevenção, com as Mulheres da Paz, que buscam o enfrentamento da violência doméstica, o Protejo, é um programa que retira das ruas adolescentes em idade de cometerem atos infracionais, oferecendo bolsas para cursos de capacitação para o mercado de trabalho.
De acordo com o secretário de Segurança, Márcio Patussi, o Território da Paz em Passo Fundo estará localizado na Grande Integração, que abrange os bairros Jerônimo Coelho, Parque Recreio, Loteamento Parque do Sol, Loteamento Morada do Sol, Professor Schisler, Vila Xangri-lá, Jaboticabal e Loteamento Boqueirão. “A escolha do local de implementação dessa ação do Estado foi de acordo com a necessidade da comunidade," ressaltou Patussi.
A previsão é de que o programa seja lançado no final de setembro ou início de outubro, com a presença do governador do Estado.
Além da implantação do programa, serão criadas linhas de microcrédito para as famílias do bairro que queiram melhorar a sua condição financeira. “Isto impacta diretamente na questão da vulnerabilidade das pessoas”, explicou o secretário. Nas quatro escolas da região também serão implantados programas municipais como o Diga Não ao Bullying.
Está previsto também o monitoramento por câmeras de vigilância, com o intuito de reduzir a criminalidade na região. “Esta sim é uma ação de segurança propriamente dita. Não só de prevenção, mas também de auxílio à Brigada Militar no combate à criminalidade. Também haverão policiais e viaturas especificamente naquela região e no patrulhamento ostensivo”, afirmou o secretário.
Mas não foram apenas os índices de criminalidade e vulnerabilidade da população que levaram o bairro a ser o escolhido para receber o programa. Para o secretário, a expansão urbana também foi levada em consideração para decidir onde o Território da Paz seria instalado. “São nove bairros e é uma região de expansão da cidade. Todos os próximos loteamentos que serão idealizados vão ser criados naquela região. O distrito industrial fica naquela região também”, disse Patussi.
Segundo o secretário, outros programas de nível federal poderão ser instalados em Passo Fundo, destacando o projeto de Polícia Comunitária, que prevê a descentralização da ação do policiamento onde o policial irá residir na sua região de atuação.
Passo Fundo receberá o primeiro Território da Paz no Estado
· 2 min de leitura