Agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), e com apoio de agentes da 2ª Delegacia de Polícia prenderam um homem de 41 anos no bairro Vera Cruz acusado de pertencer a uma quadrilha especializada em roubos a residências de classe média alta em cidades da região. A operação foi coordenada pelo delegado Adroaldo Schenkel.
Em buscas realizadas em outras duas residências, os policiais também apreenderam jóias, equipamentos eletrônicos, livros, bebidas e outros objetos roubados durante as ações do grupo.
A quadrilha é responsável por pelo menos dez assaltos a residências em Não-Me-Toque, Encantado, Ibiraiaras, Ibirubá, Coxilha, Paraí, Encantado e Ernestina. No dia 18 de agosto, dois homens foram presos um dia após realizarem um assalto em Ibirubá. Um deles, de 26 anos é apontado como o líder do grupo e cumpria pena em regime semi aberto no Presídio Regional de Passo Fundo. O outro suspeito foi liberado. Neste dia, algumas vítimas compareceram à delegacia para fazer o reconhecimento dos objetos e dos assaltantes. A maioria delas acredita ter reconhecido pelo menos um dos suspeitos como sendo autor dos assaltos.
Já no dia 2 de setembro, outros dois acusados foram presos também no bairro Vera Cruz. Na ocasião diversos objetos roubados foram apreendidos, além de armas.
De acordo com o delegado Schenkel, ainda não é possível afirmar que a quadrilha teve as suas atividades encerradas. “Desarticulamos o grupo, mas ainda não temos como afirmar se existem mais pessoas envolvidas”, explicou.
O modo de atuação dos bandidos seguia sempre o mesmo padrão, invadindo as residências fortemente armados e com os rostos cobertos por toucas ou lenços, rendendo e geralmente amarrando quem estivesse na casa. Os itens roubados eram, em geral, transportados nos próprios veículos roubados das famílias assaltadas, que eram abandonados em seguida. Os objetos preferidos eram armas, eletroeletrônicos, jóias, carros, entre outros.
Também conforme o delegado Schenkel, em alguns momentos os bandidos chegavam a ser violentos com as vítimas. “Houve casos em que eles realizaram roleta russa com as vítimas e agrediram algumas até que mostrassem onde estavam cofres e o dinheiro”, disse.
Em uma câmera fotográfica, também objeto de roubo, os policiais encontraram uma foto do líder da quadrilha exibindo uma arma. O suspeito preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Operação Salteador prende integrante de quadrilha que roubava residências
· 1 min de leitura