Redação ON
Agentes da Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo apreenderam durante a madrugada de terça-feira (27), 10,8 quilos de cocaína na BR-386 entre Passo Fundo e Soledade.
A droga era transportada por um casal, um homem de 29 anos e uma mulher de 36, que tripulava uma caminhonete L200 com placas de Bento Gonçalves, na Serra. A cocaína estava escondida na lataria da caminhonete.
A ação dos policiais foi parte da Operação Sentinela deflagrada pela Polícia Federal em todo o País. A Operação Sentinela é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições, e da qual participam a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O casal foi abordado em uma barreira policial e as informações contraditórias dos ocupantes da caminhonete chamaram a atenção dos policiais que efetuaram a revista no veículo.
Os dois foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, onde prestaram depoimento e foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde estão à disposição da Justiça.
Operação apreendeu 11 toneladas de drogas somente nas fronteiras
Nos primeiros 30 dias em que esteve em vigor, a partir de junho deste ano, a Operação Sentinela retirou de circulação cerca de 11 toneladas de drogas, apenas em regiões de fronteiras. Ainda não existem dados oficiais quanto ao montante de entorpecentes apreendidos até o momento, porém, a estimativa é de que o total gire em torno de 26 toneladas.
Para melhorar o controle das fronteiras, houve aumento no efetivo policial, porém os números não foram divulgados por questão de segurança e investimentos em equipamentos e recursos tecnológicos. Foram entregues aos 11 estados em região de fronteira uma primeira leva de equipamentos: 48 viaturas, 506 capacetes e 110 armas de menor potencial ofensivo, ao custo de R$ 7.136.768,00.