Os grandes caminhões que circulam imponentes pelas rodovias da região muitas vezes acabam também fazendo como vítimas os próprios motoristas. entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13), dois caminhões tombaram em rodovias da região.
Um caminhão com placas de Carazinho tombou após aquaplanar no quilômetro 302 da BR-285, em Passo Fundo, próximo ao Bairro Zácchia, durante a manhã de quinta-feira (13). O motorista teria perdido o controle do caminhão – que estava sem a carroceria – após tentar reduzir a velocidade. Ele foi socorrido por uma equipe da Coviplan e encaminhado ao hospital com ferimentos aparentemente leves.
Após ter perdido o controle, o veículo invadiu a pista contrária e acertou a placa de um posto que fica ao lado da rodovia. Apenas o caminhão se envolveu no acidente.
Já na ERS-324, entre Passo Fundo e Marau, um tombamento foi registrado durante a tarde de quarta-feira. Uma carreta carregada de laranjas, com placas de Tenente Portela, perdeu o controle saindo da pista e colidindo com uma caminhonete que estava estacionada nas margens da rodovia. O condutor do segundo veículo, Antônio José Dalmaso havia deixado o veículo momentos antes do acidente. A carga de laranjas ficou espalhada no local. Já o motorista da carreta foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo. Seu estado era regular.
Imprudência e excesso de velocidade
De acordo com o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, sediada em Passo Fundo, Carlos Wolnei Borges, na área de abrangência da delegacia, que compreende as BR-285, BR-480 e BR-153, desde o início do ano foram registrados oito acidentes deste tipo.
Conforme Borges, na maioria dos casos, os acidentes ocorrem por imperícia ou excesso de velocidade. “Isto pode trazer danos aos outros motoristas, se o caminhão tomba para o lado de dentro da pista pode causar algo sério. Em geral é causado por imperícia do próprio motorista do caminhão, que entra errado em uma curva, ou está trafegando acima do limite de velocidade. por isso sempre orientamos aos motoristas que mantenham a distância regulamentar de 30 metros, para que, se algo acontecer à frente, ele possa reduzir a velocidade ou desviar”, explicou.
Para o chefe da 8ª Delegacia, a inexperiência de alguns motoristas também contribui para que este tipo de acidente ocorra. “Um motorista experiente dificilmente se envolve em acidentes assim. Em geral, quando isto acontece, é devido ao motorista não conhecer o caminhão e não estar familiarizado com o tipo de carga”, disse.
Ainda segundo Borges, apesar da possibilidade de um tombamento se tornar um acidente mais grave, podendo inclusive, envolver outros veículos que estejam trafegando no mesmo local, dificilmente os motoristas dos caminhões ficam feridos gravemente. “O caminhão é um veículo muito mais seguro que o automóvel. Se o motorista estiver usando o cinto ele nem sai do lugar com o tombamento do caminhão, a não ser caia em um barranco ou coisa assim, mas só o fato do veículo tombar causa grandes danos ao motorista”, afirmou.
Outra questão abordada por Borges em relação a este tipo de acidente é a respeito da velocidade empregada pelos motoristas. “Geralmente a velocidade é incompatível. Para entrar em uma curva, por exemplo, é necessário reduzir a velocidade antes. Conforme o ângulo da curva, a carga vai acompanhar dentro da carreta, que acaba tombando”, disse.