Em nome do Parlamento gaúcho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual José Francisco Gorski, mais conhecido como Chicão Gorski (PP), aos 54 anos, em acidente de trânsito, na madrugada deste domingo (13), no Km 381 da rodovia que liga Jaguari a Santiago. O carro de Chicão, Fiat Linea na BR-287, saiu da estrada, bateu em árvores, incendiou e ele morreu no local. "O Parlamento e a política gaúcha estão de luto", disse o presidente do Legislativo gaúcho.
Villaverde destacou o trabalho consistente que o parlamentar vinha exercendo no seu mandato, especialmente na presidência da Comissão de Agricultura do Legislativo. "O fato de ter tido experiência como gestor público, como prefeito de Santiago, contribuia significativamente para a visão totalizante que diferenciava suas abordagens específicas sobre o setor primário, a importância para os municípios e a relação com a economia gaúcha", disse Villaverde.
Engenheiro civil e professor universitário de gestão pública, Chicão assumiu como deputado estadual pela primeira vez em 2011. Era presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa RS. Em Santiago, foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito por duas gestões (2001 a 2008). Sempre atuou pelo interesse do Rio Grande do Sul com o enfoque no desenvolvimento regional. Neste sentido, lutou por melhores condições nos setores da infraestrutura, produção primária, educação, saúde e por mais oportunidades de investimentos. A questão municipalista era uma das suas prioridades.
Chicão representou a presidência da Assembleia Legislativa na solenidade oficial de abertura da 11ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), na noite desta sexta-feira (11), no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto, onde estava instalado o Gabinete Itinerante do parlamentar, com sua equipe de assessores, na estande número 6.
A esposa do deputado, Luciane da Silva, e o filho Marcelo, de três anos, viajavam com ele. Ela foi levada ao Hospital de Caridade de Santiago e submetida a uma cirurgia de abdome. Marcelo escapou do acidente sem ferimentos. Chicão era pai de sete filhos.
O corpo do deputado está sendo velado no CTG Coxilha de Ronda (Rua Dr. Rivotta, s/n°), e o sepultamento será amanhã, às 11h, no Cemitério Municipal de Santiago.
O presidente da Assembleia deve participar das cerimônias de despedida.
Na vaga de Chicão na Assembleia deve assumir o secretário-geral do PP, Ernani Polo.
Fonte: Assessoria Assembleia Legislativa
|