A bandeira é considerada um dos maiores símbolos nacionais. Tão importante que existem até leis para determinar como ela deve ser exposta ou mesmo quando e como deve ser descartada. Na manhã de sábado, a Brigada Militar (BM) realizou uma cerimônia solene para a incineração de seis bandeiras que não apresentavam mais condições de serem asteadas. O ato marcou o Dia da Bandeira no município.
Durante a solenidade os pavilhões foram asteados ao meio-dia conforme orienta o artigo número oito do Decreto Estadual 11.074/78. Em seguida, ao som do Hino da Bandeira, foi realizada a incineração. O tenente-coronel Gonçalves, comandante do CRPO Planalto, lembrou das comemorações pelos 174 anos de existência da Brigada Militar no Estado. Ele enfatizou que a garantia da segurança do povo gaúcho é a principal forma que a corporação tem de honrar os símbolos nacionais.
O vice-prefeito Rene Cecconello destacou que as palavras inscritas na bandeira do Brasil “Ordem e Progresso” não perderam a atualidade e agregam significados com o passar dos anos. O presidente da Liga de Defesa Nacional de Passo Fundo Gilmar Teixeira Lopes lembrou a importância da bandeira como símbolo nacional e também da necessidade de ela ser respeitada pelo povo. Representantes da BM, do Colégio Tiradentes e da sétima Coordenadoria Regional de Educação também participaram do ato solene.
Quando encaminhar
Bandeiras rasgadas ou danificadas de alguma forma não devem ser asteadas. O correto nesses casos é encaminhá-las à Brigada Militar para que sejam incineradas e posteriormente descartadas.