A sequência de quatro roubos praticados em um intervalo de apenas quatro horas, ontem à noite, em Passo Fundo, assustou comerciantes e funcionários. Entre às 18h30min até 22h30min, assaltantes invadiram três postos de combustíveis e um restaurante. As ações ocorreram na área central e pontos extremos da cidade, como o bairro São José e Morada do Sol. Apesar do susto e do prejuízo, ninguém ficou ferido.
Desde a semana passada, a polícia vem registrando uma onda de roubos aos estabelecimentos de Passo Fundo. Postos de gasolina, agências lotéricas e padarias são os alvos mais frequentes. Pelos depoimentos das vítimas, a maioria dos assaltos é praticado com a utilização de motos, para facilitar a fuga. Dos quatro casos de ontem, o veículo estava presente em três deles.
Comandante do 3º RPmon, o coronel Antônio Carlos da Cruz, definiu como atípica a sequência de roubos na quarta-feira. Segundo ele, a Brigada havia feito barreiras em alguns pontos da cidade justamente para identificar motociclistas em situação irregular. “Inclusive perseguimos uma dupla suspeita. Tínhamos 10 viaturas circulando pelas ruas, mas infelizmente não conseguimos evitar os delitos”, alega.
Redução do efetivo
Os roubos se intensificaram justamente no momento que o efetivo da Brigada Militar sofre uma baixa em função da Operação Golfinho. Desde o dia 17 de dezembro, até 2 de janeiro, pelo menos 16 policiais do Regimento, e outros 14 do Batalhão de Operações Especiais (BOE), serão deslocados para o litoral gaúcho. Comandante do CRPO-P, o tenente-coronel João Darci Gonçalves da Rosa, reconhece os reflexos da redução, mas explica que a movimentação na cidade também é menor a partir de janeiro, com as férias escolares e os deslocamentos para o litoral. “Temos uma demanda muito grande nas praias, são milhares de pessoas que também precisam de segurança, mesmo assim, continuamos trabalhando intensamente nas ruas de Passo Fundo”, diz.
Sequência de assaltos
18h30 – Um homem vestindo calça jeans e boné vermelho, entrou no posto de combustíveis, na rua Fagundes dos Reis, rendeu um funcionário e fugiu levando certa quantia em dinheiro.
19h40 – Uma hora depois, um homem assaltou um posto na entrada do bairro Cohab. Armado com um revólver, ele rendeu o frentista e roubou certa quantia em dinheiro. Após, saiu caminhando tranquilamente e subiu na carona de uma moto CB 300, vermelha.
20h30 – o terceiro ataque ocorreu em um posto de combustíveis na entrada do bairro São José, no outro extremo da cidade. Um homem entrou no estabelecimento armado com um revólver e rendeu a operadora do caixa. Enquanto recebia o dinheiro da funcionária, dois frentistas chegaram no local e também foram surpreendidos. Na fuga, ele embarcou em um veículo cor prata. Este foi o quarto roubo registrado no posto somente nos últimos seis meses.
22h30 – Funcionando há pouco mais de um mês, um restaurante às margens da RS 324, próximo ao trevo, já foi alvo dos assaltantes. Por volta das 22h30, de ontem, um homem armado com um revólver entrou discretamente no local e roubou o dinheiro do caixa. O assaltante também fugiu em uma moto pilotada por outro comparsa.