Rodovias da região registraram 52 mortes em 2011

Excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e desobediência à sinalização foram as principais causas de acidentes

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Até a tarde de sexta-feira (30), 1.382 pessoas haviam morrido em acidentes nas rodovias gaúchas durante o ano de 2011. Destas, 52 faleceram nas estradas da região de Passo Fundo.Nas rodovias estaduais da abrangência do Grupo Rodoviário da Polícia Rodoviária Estadual de Passo Fundo, a ERS-324, a ERS-135 e a RSC 153, foram 33 mortos em acidentes ao longo do ano. Nas três rodovias, ao todo foram 849 acidentes. Na região de abrangência da 8ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, que compreende a BR-285 em Passo Fundo, a BR-470 e a BR-153 em Erechim, foram 19 óbitos em decorrência dos acidentes.Conforme informações divulgadas pelas duas polícias, as principais causas dos acidentes foram o excesso de velocidade, ultrapassagens em locais indevidos e o desrespeito à sinalização.Conforme o inspetor Vilésio Cerbaro, da Polícia Rodoviária Federal, o excesso de velocidade sempre é um fator preponderante na ocorrência de acidentes nas rodovias. “Anteontem (quinta-feira), flagramos três motoristas argentinos dirigindo a 156, 174 e 164 quilômetros por hora. Em uma velocidade dessas não há o que fazer para evitar uma colisão”, explicou.Ainda conforme Cerbaro, a fiscalização é prejudicada pelos próprios motoristas que sinalizam aos outros quando os policiais fazem uso do radar para conter o excesso de velocidade. “Estamos sempre nos movendo, mudando de pontos. O pessoal começa a fazer sinal de luz e os motoristas reduzem a velocidade. Não estamos caçando multas, apenas queremos que os motoristas não reduzam a velocidade apenas nos trechos em que estamos fiscalizando”, observou.

Mais tráfego, mais acidentes

O sargento Lauro Pedot, do 1° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, concorda e acrescenta outros dados à questão. “Em geral, o motorista é o culpado quando não observa as regras de segurança na direção do veículo”, afirmou.

De acordo com ele, várias razões, além da imprudência e negligência dos condutores, especialmente em trechos de maior movimentam, que implicam em um tráfego inseguro e consequentemente, mais acidentes. “O número de acidentes é maior onde existe maior fluxo de veículos. A média diária do trecho de ERS-324 entre Passo Fundo e Marau, é de 9.500 veículos por dia, por isso ocorrem mais acidentes, o tráfego é mais expressivo”, disse.

Também conforme o sargento, as ações de fiscalização e educativas estão sendo intensificadas neste período em que o movimento nas rodovias aumenta. “Estamos fazendo um trabalho de ações educativas e fiscalização, coibindo o excesso de velocidade, condutores sob o efeito de álcool ou entorpecentes, inspeção dos equipamentos obrigatórios, uso do cinto de segurança, entre outros aspectos”, explicou.

O sargento também explicou que o aumento anual médio de 7% da frota de veículos no Brasil também interfere nos índices dos acidentes registrados. “É importante se considerar o aumento do número de veículos nas vias públicas. Na nossa região, mesmo com o aumento da frota, estamos conseguindo manter os índices estabilizados. Isso significa que as políticas de segurança viária estão dando resultado, e que também temos condutores muito mais conscientes de que a via pública é um ambiente coletivo e ela deve se submeter às regras para que todos devem ter direito à segurança e tranqüilidade”, concluiu.

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