Em uma ação ousada e inconseqüente dois homens abriram fogo contra policiais militares em frente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento na Avenida DR. César Santos, durante a noite de domingo (8).
A história começa ainda durante a tarde quando uma guarnição da Brigada Militar deteve um jovem de 22 anos por estar trafegando de maneira perigosa com uma motocicleta no Centro.
Os policiais foram chamados e detiveram o acusado na Rua Capitão Eleutério, após ele estar conduzindo uma motocicleta Honda CBX Twister, de cor amarela com a placa dobrada para dificultar a identificação. Os policiais solicitaram que ele parasse a motocicleta, porém o acusado não respeitou a ordem e fugiu.
Na motocicleta havia um caroneiro que logo após a abordagem policial fugiu a pé. Durante a fuga o acusado transitou pelas calçadas quase atropelando os pedestres que passavam pelo local. No momento em que foi detido, o acusado tentou realizar o retorno na Rua Capitão Eleutério e seguir na contramão.
Neste momento um dos policiais desceu da viatura na tentativa de interceptar o acusado, porém quase foi atropelado pela motocicleta.
Quando os policiais conseguiram conter o acusado ele teve de ser algemado pois, estava bastante alterado, tendo inclusive causado uma lesão no dedo de um dos policiais.
Surpresa
O detido foi então encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi autuado por direção perigosa, comprometendo-se a comparecer em juízo no dia 16 de abril de 2012.
Após ser liberado, o homem fez uma ligação e ficou aguardando a chegada de alguém que viria buscar-lhe na delegacia. Um automóvel Corolla de cor verde apareceu em alta velocidade e o homem foi até a esquina e embarcou.
O veículo fez uma manobra e partiu em direção à delegacia, novamente em alta velocidade. Dois policiais tentaram abordar o veículo, porém o motorista não reduziu a velocidade e ainda jogou o carro contra eles.
Neste momento foram feitos três disparos de arma de fogo que teriam partido do Corolla. Os policiais revidaram atirando e solicitaram reforço. O carro foi localizado na Rua Padre Antônio Vieira no bairro São José e os acusados identificados, um deles, o que causara o incidente com a motocicleta, estava ferido no ombro. Foi solicitado reforço de outras viaturas que realizaram as buscas ao veículo.
Dentro do carro os policiais encontraram três cartuchos deflagrados e seis intactos. A munição era de um revólver calibre 38. Enquanto os policiais levavam o acusado para o hospital, a viatura acabou tombando no trevo de acesso da BR-285, mas nenhum dos policiais se feriu.
O acusado foi levado para o Hospital da Cidade onde recebeu atendimento médico e posteriormente encaminhado novamente à DPPA onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. O outro acusado, de 31 anos, também foi autuado por tentativa de homicídio e os dois foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
O inquérito policial será conduzido pela 1ª Delegacia de Polícia.