Bandidos em motocicletas aterrorizam população

Criminosos sempre atacam em dupla e em alguns casos usam de violência para intimidar as vítimas

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A ação de bandidos utilizando motocicletas para a prática de crimes não é nenhuma novidade, porém, em Passo Fundo diariamente são registrados episódios envolvendo criminosos utilizando este tipo de veículo.
A última aconteceu na madrugada de terça-feira (9), quando uma mulher de 48 anos foi vítima de uma dupla que tripulava uma motocicleta na Rua São Sebastião no bairro Vera Cruz.
Ela foi abordada pelos criminosos que estavam em uma motocicleta escura e permaneceram o tempo todo de capacete e a todo momento a ameaçavam. A mulher foi agarrada por trás por um dos assaltantes enquanto o outro recolheu a bolsa contendo chaves e documentos.
Desde o final de semana até a madrugada de terça-feira, pelo menos cinco ocorrências envolvendo motociclistas armados foram registradas.
No último sábado (6), um homem de 52 anos teve o seu automóvel Renault Clio roubado por dois tripulantes de uma moto amarela na Rua Quinze de Novembro, no Centro. O caroneiro desceu com um revólver na mão e mandou o motorista sair do veículo. Em seguida, o assaltante assumiu o volante e fugiu em alta velocidade no sentido General Osório. Além do veículo, foi roubado um aparelho celular.
Também no sábado, um mercado na Rua Teodoro Homerich no bairro Leonardo Ilha também foi assaltado por tripulantes de uma motocicleta. De acordo com o proprietário, que estava no caixa no momento do assalto, um dos ladrões o manteve sob a mira do revólver enquanto o outro recolhia produtos e objetos. Após o assalto eles fugiram em uma motocicleta vermelha de 125 cilindradas.
Na noite de domingo (8) Uma mulher de 43 anos foi vítima de ladrões à bordo de uma motocicleta na Rua José Bonifácio, bairro Rodrigues, por volta das 22h15. Ela contou que caminhava pela calçada quando foi atropelada por uma motocicleta tripulada por duas pessoas. A mulher que estava na carona da moto desceu e tomou-lhe a bolsa, inclusive uma arma, já que a vítima é agente penitenciário. 
A vítima foi para o hospital onde recebeu atendimento médico e depois registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

 

A ação de bandidos utilizando motocicletas para a prática de crimes não é nenhuma novidade, porém, em Passo Fundo diariamente são registrados episódios envolvendo criminosos utilizando este tipo de veículo.A última aconteceu na madrugada de terça-feira (9), quando uma mulher de 48 anos foi vítima de uma dupla que tripulava uma motocicleta na Rua São Sebastião no bairro Vera Cruz.Ela foi abordada pelos criminosos que estavam em uma motocicleta escura e permaneceram o tempo todo de capacete e a todo momento a ameaçavam. A mulher foi agarrada por trás por um dos assaltantes enquanto o outro recolheu a bolsa contendo chaves e documentos.Desde o final de semana até a madrugada de terça-feira, pelo menos cinco ocorrências envolvendo motociclistas armados foram registradas.No último sábado (6), um homem de 52 anos teve o seu automóvel Renault Clio roubado por dois tripulantes de uma moto amarela na Rua Quinze de Novembro, no Centro. O caroneiro desceu com um revólver na mão e mandou o motorista sair do veículo. Em seguida, o assaltante assumiu o volante e fugiu em alta velocidade no sentido General Osório. Além do veículo, foi roubado um aparelho celular.Também no sábado, um mercado na Rua Teodoro Homerich no bairro Leonardo Ilha também foi assaltado por tripulantes de uma motocicleta. De acordo com o proprietário, que estava no caixa no momento do assalto, um dos ladrões o manteve sob a mira do revólver enquanto o outro recolhia produtos e objetos. Após o assalto eles fugiram em uma motocicleta vermelha de 125 cilindradas.Na noite de domingo (8) Uma mulher de 43 anos foi vítima de ladrões à bordo de uma motocicleta na Rua José Bonifácio, bairro Rodrigues, por volta das 22h15. Ela contou que caminhava pela calçada quando foi atropelada por uma motocicleta tripulada por duas pessoas. A mulher que estava na carona da moto desceu e tomou-lhe a bolsa, inclusive uma arma, já que a vítima é agente penitenciário. A vítima foi para o hospital onde recebeu atendimento médico e depois registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

 

Combate ao crime

Conforme o comandante interino do 3° RPMon, major Ângelo Miguel, a Brigada Militar vem monitorando os motociclistas suspeitos de cometerem crimes desta natureza. “Nossas guarnições estão orientadas nesse sentido. Temos o foco direcionado para estas abordagens especificamente para este fim e o nosso setor de inteligência está trabalhando em cima de suspeitos”, explicou.

O major também afirmou que muitas pessoas consideradas suspeitas têm sido abordadas. “Muitas vezes estas pessoas identificadas possuem vários antecedentes criminais, mas aí necessitamos que eles cometam algum erro, como um porte ilegal de arma, por exemplo, para retirá-los de circulação”, disse.

Para evitar a ação dos bandidos, o major recomenda à população alguns cuidados básicos para evitar a surpresa desagradável da ação dos bandidos sobre duas rodas. “Se possível, evitar andar portanto grandes quantias em dinheiro, especialmente pessoas de mais idade, que nesses casos tenham alguém que possa auxiliar na segurança. Evitar fazer compras durante a noite, que é quando ocorrem a maioria dos assaltos. A população não deve alterar sua rotina por causa destes crimes, basta tomar os cuidados necessários”, aconselhou.

Para o comandante, a resposta que a Brigada Militar vem dando aos casos de assaltos praticados por motociclistas pode ajudar a acabar ou ao menos reduzir os índices desta prática criminosa. “Tivemos no final de semana o caso do assaltante que foi morto pela Brigada Militar em Carazinho e em Passo Fundo, um criminoso foi ferido após atirar nos policiais. Vamos continuar dando esta resposta rápida até que eles cessem com estas ações”, alertou.

Mesmo com a redução no índice de furtos e roubos de motocicletas nos primeiros dias de janeiro, o major acredita na possibilidade de estes crimes estarem relacionados com os assaltos praticados por motociclistas. “A motocicleta dá muitas vantagens aos criminosos, como por exemplo, o uso obrigatório do capacete que dificulta a identificação, e a facilidade de fuga por ser um veículo ágil”, explicou.

 

Gostou? Compartilhe