Três menores com idades entre 12 e 14 anos foram detidos pela Brigada Militar durante a tarde de segunda-feira (23), em frente ao Viveiro Municipal, que fica no bairro São José.Eles são acusados de depredar o local e ameaçar o funcionário que toma conta do viveiro. Durante o final de semana, os menores entraram no local, retiraram o registro da água, o que fez com que a caixa d’água do viveiro esvaziasse.Cerca de 30 mudas de angico e de folhagens para reflorestamento foram danificadas ou destruídas. Na segunda-feira, no início da tarde, os menores retornaram ao viveiro e foram abordados pelo funcionário. Eles ainda ameaçaram o homem e arremessaram pedras e mudas de plantas contra o cachorro que auxilia na guarda do local e naquele momento estava amarrado.
De acordo com um dos funcionários do viveiro, os rasgos na lona da estufa também foram provocados pelos menores, porém há mais tempo.A Brigada Militar foi chamada e localizou os menores ainda em frente ao viveiro. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram autuados por ameaça e por dano ao patrimônio público. O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, afirmou que irá representar contra os responsáveis dos menores. “Vamos representar contra os pais desses menores para que os prejuízos sejam reparados”, afirmou.
O Conselho Tutelar também esteve na delegacia e os menores foram entregues aos responsáveis. Também foram apreendidas três varas de bambu, com cerca de dois metros de comprimento, que seriam utilizadas como varas de pescar, e uma serra de cortar ferro.O viveiro conta com dois funcionários para segurança e manutenção, que permanecem no local até as 17h30. A área compreendida pelo viveiro não é totalmente cercada, tendo um portão que fica trancado com cadeado e um muro com pouco mais de um metro de altura.O funcionário que permaneceu no viveiro enquanto o colega ia até a delegacia afirmou que depois que uma praça foi construída a poucos metros do local a situação de vandalismo piorou.