Brigada adota estratégia para atender estudantes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sem aumento do efetivo, o comando do 3º RPMon precisou elaborar um planejamento estratégico para dar conta de uma demanda de aproximadamente 50 mil estudantes que retornaram às atividades nas últimas semanas, em Passo Fundo. O anúncio será feito oficialmente durante o lançamento da Operação Volta às Aulas, marcada para  a próxima segunda-feira, na escola Guaraci Barroso Marinho, no bairro José Alexandre Zachia. 

A própria definição do local já faz parte da estratégia. O bairro, juntamente com o Integração, está incluído no pacote de ações previstas no projeto Territórios da Paz. No primeiro semestre, essas duas regiões da cidade serão contempladas com o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A meta é atingir pelo menos sete  escolas.

Para realizar a segurança nos mais de 60 estabelecimentos de ensino da cidade, a Brigada conta com a Patrulha Escolar, formada por apenas 11 policiais, sendo que alguns deles residem nas escolas e não têm a obrigação de cumprir plantão.  Durante um turno do dia, dois PMs equipados com uma viatura , serão designados para circularem nas proximidades dos colégios.  

Responsável pela estratégia, o comandante do 3º RPMon, Antônio Carlos Cruz, reconhece a dificuldade em função do número reduzido de policiais, mas diz que vai compensar com o apoio de outras guarnições. “O pelotão hipo dará uma atenção especial às escolas, assim como as patrulhas que circulam dentro de uma determinada área. Hoje não tem como tirar  20 policiais para realizar um trabalho exclusivo nas escolas, então temos de compensar com o reforço das outras guarnições” explica.

Gostou? Compartilhe