Durante patrulhamento de rotina durante a tarde de quinta-feira (1°), uma viatura da Brigada Militar ficou presa em um buraco na Avenida Esteio na Vila Ipiranga. Os policiais receberam a ajuda dos moradores para retirar o veículo do local, o que consumiu mais de uma hora e precisou do reforço de outra guarnição.
De acordo com os moradores o buraco está nas mesmas condições há cerca de três anos. Os moradores afirmam ter entrado em contato com a Prefeitura e com a Secretaria de Obras diversas vezes, porém, o problema não foi resolvido. “Agora a situação ficou realmente grave. Há mais de 40 dias pedimos à Secretaria de Obras para fazer o patrolamento e arrumar, mas nada é feito. Já aconteceram vários acidentes, inclusive muitos motoqueiros já caíram ao passar por ali. Na semana passada, um carro bateu no buraco, quebrou a barra de direção e quase atingiu crianças no caminho da escola. E esta viatura que atolou aqui poderia estar atendendo à população em alguma ocorrência, ao invés de perder uma hora para sair do lugar”, disse o morador Hélio Cardoso, que vive no local há três anos.
Outro morador, o motorista Lucianir Costa, que mora no bairro há 12 anos afirmou que a última vez que a rua recebeu manutenção foi há mais de três anos, quando uma patrola passou pelo local, que dá acesso a duas escolas no bairro Integração, além de um ginásio de esportes. “É uma rua movimentada, deveria ser asfaltada. Foi feito um abaixo assinado, mandamos para a prefeitura, mas parece que a nossa assinatura não vale nada. O dinheiro dos nossos impostos vale menos que o dos moradores do Centro. Lá eles abrem um buraco e logo cobrem. Aqui, ninguém olha para nós”, disse.
Também segundo Costa, a situação da rua interfere inclusive no trabalho de alguns moradores. “Eu, por exemplo, que trabalho como motorista de van, vou ter que encontrar outro lugar para deixar o veículo. Daqui alguns dias não sei como fazer para sair, vou ficar atolado aqui. E se alguma peça quebra, o meu patrão vai cobrar de mim”, disse. Além da pavimentação comprometida, a rua também não tem iluminação pública.
O secretário de Obras, Ermindo Simonetti afirmou que as obras na região do bairro Integração já foram iniciadas e que existe um cronograma para a rua em questão. “A Rua Esteio e a Rua das Almas são vias que precisam de uma intervenção significativa. Iniciamos as obras no bairro Integração na quarta-feira (29) e em breve devemos chegar a estes locais. As ruas mais críticas não seguirão o cronograma e devem ser recuperadas em breve”, afirmou.
Ainda segundo Simonetti, o processo de reparo na pavimentação das ruas do município teve início nas principais vias da área central e nos acessos a Passo Fundo e a partir de agora as atenções estão voltadas aos bairros. “Depois desta etapa passaremos a trabalhar no bairro no bairro Integração, dando especial atenção a algumas coisas como as vias em que os ônibus circulam”, disse o secretário.