Apenados da cela 7 da Galeria B do Presídio Regional de Passo Fundo, arquitetaram um plano ousado para tentar fugir da penitenciária. Eles tentaram cavar um túnel, partindo da cela, e com acesso até o pátio de visitas.
O plano foi descoberto no início da tarde de terça-feira (20), quando agentes penitenciários realizavam a revista de rotina nas celas. Tudo parecia normal, mas um dos agentes subiu no vaso sanitário, que cedeu. Desconfiados, os agentes removeram a peça e encontraram o túnel que já tinha cerca de dois metros de extensão.
A cela, que é minúscula, abrigava 11 apenados. Eles foram recolhidos para outras celas e deverão sofrer punições administrativas, além do registro de uma ocorrência policial por dano ao patrimônio público.
De acordo com o diretor do presídio, Carlos Jovêncio Dornelles de Oliveira, os presos armazenavam a terra retirada do túnel em calças jeans que foram amarradas em forma de sacos e os criminosos teriam trabalhado por pelo menos dois dias pelo tamanho do buraco.
A cela fica no local conhecido como “seguro”, onde ficam os criminosos mais perigosos, além de acusados de estupro e outros crimes sexuais que não podem conviver com os outros apenados que não aceitam este tipo de conduta. Na mesma cela, o detento Osmar José Cassenotte Vacariano, 44 anos, foi encontrado morto em dezembro do ano passado.