Equipe Volante já atende toda a região

Área de atuação foi estendida a outros municípios da 6ª Região Policial, auxiliando no levantamento dos crimes e registro de ocorrências

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criada em outubro de 2010, a Equipe Volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) teve sua área de atuação ampliada há cerca de três semanas, quando passou a atender também os outros municípios da 6ª Região Policial que possuem delegacia, porém não contam com o serviço de plantão para atendimento das ocorrências.

Inicialmente, quando iniciou suas atividades, a Equipe Volante tinha como objetivo também cumprir com este papel nas cidades da região, porém não era possível devido à falta de efetivo, problema que foi resolvido com o remanejamento de quatro agentes oriundos de diferentes delegacias, de Ciríaco, Tapejara, um agente da Defrec e outro da 1ª Delegacia de Polícia.

Conforme o delegado Gilberto Mutti Dumke, titular da DPPA e coordenador da Equipe Volante, as equipes foram organizadas agora de forma a fazer com que elas tenham um integrante a mais, já que, até então, os agentes trabalhavam em quatro duplas que agora serão trios. “Este trio também trabalhará em um regime de 24 horas e deste trio uma dupla, a partir das 18h, se destina a atender as cidades da região e a partr dissto, durante o expediente, nossa equipe aqui ganha mais um integrante”, explicou o delegado. Além do remanejamento de pessoal, para a ampliação da Equipe Volante também foi cedida uma nova viatura para a delegacia.

Os municípios atendidos serão Ernestina, Sertão, Tapejara, David Canabarro, Ciríaco, Casca, Serafina Correa, Guaporé, Nova Alvorada e Vila Maria. O atendimento regional se estende das 18h às 8h durante a semana e 24h aos finais de semana. Segundo o delegado, o atendimento prestado nos outros municípios é um pouco diferente do serviço prestado somente em Passo Fundo, que é predominantemente o atendimento em locais de crimes. “Nas outras cidades, os agentes concentram o trabalho, que aqui é dividido entre Equipe Volante e plantão, ou seja, além dos levantamentos, eles também fazem flagrantes por exemplo. Em caso de ocorrência, a Brigada Militar do município entra em contato com a Equipe Volante para que seja realizado o trabalho. Somente Marau possui serviço de plantão, portanto a Volante atua lá em caso de necessidade de apoio”, esclareceu.

Para o delegado Gilberto, a nova estruturação da Equipe Volante tem tudo para manter os bons índices alcançados até agora. “Vamos monitorando através de estatísticas para ver se é possível atender à demanda com este novo efetivo, pra ver se vamos precisar de mais gente, mas estamos indo bem. Esta ideia de atendimento regional é uma novidade e agora jê se tem uma ideia de como se faz, como repercute, a resposta social. Durante um ano de atuação aqui, e através do esforço da Delegacia Regional conseguimos expandir este atendimento”, afirmou.

Gostou? Compartilhe