Uma semana após a morte de dois jovens, durante confronto com a Brigada Militar, em Passo Fundo, enquanto fugiam com um veículo roubado, a polícia voltou a registrar uma nova troca de tiros entre assaltantes e policiais na segunda-feira à noite. Depois de assaltar e roubar um veículo, na cidade de Marau, dois homens foram surpreendidos, na Perimetral Leste. Após disparar contra a viatura, eles abandonaram o carro e fugiram a pé.
O assalto em Marau aconteceu por volta das 21h30min, na rua Padre Capuchinhos, centro da cidade. Ao parar o Fox, para entrar em uma residência, a motorista, de 53 anos, foi surpreendida por dois homens que pediram a chave do carro. A mulher ainda tentou correr para dentro de uma casa, mas um dos marginais a segurou pelo braço, por entre as grades do portão. Ao perceber que a dupla estava armada, ela atendeu a ordem. Além da chave, também entregou a bolsa onde havia documentos, cartões, um talão de cheque, entre outros objetos.
Toda a Brigada Militar da região foi alertada do roubo. Cerca de meia hora depois, uma guarnição identificou o carro trafegando pela Perimetral Leste, próximo ao cemitério Santo Antônio. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu em alta velocidade em direção ao bairro São José. Na rua José Vanzo, ambos abriram fogo contra os policiais, que revidaram. Na esquina com a rua Rute Alves, o motorista perdeu o controle do carro. Eles abandonaram o Fox e fugiram a pé para o interior de um mato existente nas proximidades. A BM realizou buscas, mas não conseguiu localizar a dupla. Os disparos efetuados pelos policiais atingiram o porta-malas e o lado traseiro direito do carro. No interior, estavam os objetos da vítima.