O menino Márcio Ferreira Cardoso Júnior, de oito anos morreu por volta das 11h40 de quinta-feira (2) enquanto era atendido no Hospital São Vicente de Paulo. Ele foi atingido por uma trave no campo de futebol que fica a cerca de 300 metros da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oswaldo Cruz na localidade de Esquina Penz, e é utilizado pelos alunos em Ernestina. Esta foi a primeira vez que a turma de Márcio utilizava o campo para as atividades.
A criança foi socorrida pela diretora da escola e encaminhada ao Posto de Saúde de Ernestina, porém, em função da gravidade dos ferimentos foi trazida para Passo Fundo, mas não resistiu aos ferimentos e a uma parada cardíaca. De acordo com testemunhas, Márcio jogava futebol com os colegas e teria se pendurado na trave que com a queda atingiu-lhe na região do peito. A trave que caiu sobre o garoto era um equipamento móvel, utilizado para reduzir o tamanho do campo de futebol.
O corpo da criança foi encaminhado ao Departamento Médico Legal para a necropsia que apontaria a causa da morte. O registro do falecimento do menino foi feito por um tio na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, uma vez que os pais não tiveram condições de fazê-lo. O corpo de Márcio seria liberado do DML no final da tarde de quinta-feira para o velório e o sepultamento.
A Polícia Civil de Ernestina realizou os levantamentos iniciais do acidente e a estimativa é de que o impacto sobre o peito da criança tenha sido de cerca de 80 quilos. “Os depoimentos serão tomados amanhã (sexta-feira), já que no momento as testemunhas estão muito abaladas. Não sabemos ainda se a trave caiu sozinha ou se algum movimento provocado derrubou o equipamento. A princípio, foi uma fatalidade”, disse o escrivão Marco Dal Molin da Delegacia de Polícia de Ernestina.
Conforme informações da Secretaria de Educação de Ernestina, a rede municipal terá as aulas suspensas nesta sexta-feira (3). A secretária de Educação do município e professores da escola acompanharam a família em Passo Fundo.