Gerson Urguim/ON
Uma busca que durou quase quatro meses terminou durante a tarde de quarta-feira (12). O criminoso Israel Leandro Cunha da Silva, o Leandrinho, de 25 anos foi recapturado por policiais do 3° Batalhão de Operações Especiais, do Pelotão de Operações Especiais, Esquadrão Comunitário e Setor de Inteligência da Brigada Militar.
Ele fugiu do Presídio Regional de Passo Fundo durante a madrugada de 16 de janeiro deste ano. O detento, condenado a 18 anos e quatro meses de prisão, cumpria pena por assalto. Esta foi a segunda fuga do criminoso, que estava na penitenciária desde maio de 2006. Nesta ocasião, o preso fugiu pelo telhado da casa prisional, e saiu junto à porta da frente. As telhas da porta da entrada foram quebradas com o peso do homem, que mesmo pulando um muro com cerca de seis metros de altura, ainda conseguiu fugir correndo
A ocorrência iniciou quando uma guarnição do Esquadrão Comunitário abordou dois jovens que estavam usando armas de pressão. A movimentação dos policiais chamou a atenção dos criminosos, que à esta altura já estavam sendo monitorados pelos policiais da Inteligência já que o local era um ponto de tráfico de drogas.
Ao perceberem que os criminosos estavam armados, os policiais da Inteligência acionaram uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais e do 3° Batalhão de Operações Especiais. Os criminosos fugiram pelos trilhos da Vila Cruzeiro, sendo perseguidos pelos policiais do POE. Dois deles se entregaram em seguida, sendo um também foragido do Presídio Regional de Passo Fundo, conhecido como Chinelinho.
Leandrinho trocou tiros com um dos policiais, mas ninguém ficou ferido. Ele ainda conseguiu correr até uma residência, onde se escondeu no forro, porém, foi capturado. Com ele foram encontrados R$ 5 mil em dinheiro em notas de 100 e de 50, 150 dólares e 31 pesos argentinos, além de um relógio de ouro e uma pistola calibre 380. Com os outros presos os policiais encontraram dois revólveres calibre 38. Ele também é apontado como um dos envolvidos em diversos roubos ocorridos na região.
Os três acusados, um deles menor de idade, foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo para exame de lesões corporais e em seguida levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e posteriormente, os dois foragidos seriam recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.