Balada Segura completa um ano

Balada Segura contribui para reduzir em 36% as mortes na Capital

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há um ano, em 27 de setembro de 2011, a Balada Segura - que funcionava em projeto piloto desde 4 de fevereiro - foi intensificada: passou a ter maior frequência e o teste do bafômetro solicitado a todos os motoristas abordados. Esse reforço na operação, que veio acompanhado de uma identidade visual, contribuiu para reduzir o número de vítimas em Porto Alegre em quase 36% neste ano. Segundo dados da EPTC, foram 63 vítimas fatais de janeiro a agosto deste ano, contra 98 no mesmo período do ano passado. Para Adelto Rohr, coordenador da Operação por parte do Detran/RS, "este é um ano para comemorar muitas vidas salvas".

Durante o projeto piloto, que ocorria nas madrugadas das sextas e sábados em locais com grande concentração de bares e casas noturnas, era solicitado somente aos condutores com suspeita de embriaguez realizar o teste do bafômetro. Em 27 de setembro, porém, teve início a segunda fase do projeto, que estendeu as blitze de educação e fiscalização para mais dias da semana, de quarta-feira a sábado, e a solicitação para realizar o teste do bafômetro passou a ser feito a todos os condutores, retirando de circulação 2,3 mil motoristas, potenciais causadores de acidentes.

Em um ano de segunda fase, foram 19.480 veículos abordados, 4.766 autuados e dois mil recolhidos. As blitze recolheram ainda 2.615 habilitações e 484 documentos de veículos. Foram realizados 17.872 testes de etilômetro, autuando 756 condutores por alcoolemia, dos quais 258 foram enquadrados em crime de trânsito. Outros 1.608 condutores foram autuados por recusarem-se ao teste.

O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em mais da metade dos acidentes com mortes. Para o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, essa tendência se confirma também no Rio Grande do Sul, pois ao evitar a mistura de álcool e direção, os números da acidentalidade caem. "Nos últimos 12 meses, ocorreram em Porto Alegre menos acidentes com mortes nos turnos de realização da Operação Balada Segura".

Em fevereiro deste ano, a ação começou a se estender para além da Capital, sendo implantada em Canoas. Em março, foi a vez de Alegrete, em maio de Ijuí, e desde então Esteio, Guaíba, Erechim e Passo Fundo vieram integrar-se ao grupo. A operação também foi realizada no Litoral Norte, no período de veraneio.

A Operação Balada Segura é uma parceria do Governo Estadual, por meio do Detran/RS, da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito com as Prefeituras Municipais, que promovem blitze de fiscalização e educação combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

Gostou? Compartilhe