PF suspende paralisação e retoma atividades

Servidores devem aguardar até março de 2013 por novas negociações com o Governo Federal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após uma greve de 70 dias, a maior da história da instituição, os agentes da Polícia Federal voltaram ao trabalho na terça-feira (16) em todo o País. Assembleias realizadas na última semana determinaram o retorno às atividades, porém, até que uma nova rodada de negociações ocorra, os agentes executarão somente as funções que de fato, sejam da responsabilidade deles.

A categoria deverá aguardar até março de 2013 por uma nova proposta do governo.A Delegacia da Polícia Federa de Passo Fundo também retomou as atividades na terça-feira, embora os servidores tenham sido contrários à volta, mas acatando a decisão nacional da categoria. De acordo com o representante do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef-RS) em Passo Fundo, Flávio Ramos, a suspensão da greve não significa o fim das reivindicações, principalmente da reestruturação da categoria. “O movimento pela reestruturação da carreira continua, apesar do fim da greve. A partir de agora, nos manteremos dentro daquilo que a lei prega, sem executar atividades que não são atribuições nossas. Caso nossas reivindicações não sejam atendidas, não descartamos uma nova greve”, explicou.

Também segundo o representante do (Sinpef-RS), a maioria das atribuições dos agentes são de 2° grau, porém eles vinham executando atividades de nível superior. “Na prática, tarefas como redação de relatórios de inteligência, pareceres de veículos blindados, porte de arma, são atribuições de servidores de nível superior. Só voltaremos a executar estas atividades mediante a reestruturação da carreira”, afirmou.

Apesar do longo tempo de paralisação, o movimento na Delegacia da Polícia Federal durante a terça-feira foi considerado normal em termos de movimento, sem um aumento no fluxo de pessoas buscando os serviços oferecidos.
Ramos disse também que, na próxima semana haverá uma reunião no sindicato em Porto Alegre para definir os novos rumos da movimentação pelas mudanças na carreira dos agentes. “Nesta reunião vamos definir o tipo de ações que serão desenvolvidas até a retomada das negociações”.
 

Gostou? Compartilhe