Após quase 15 anos, finalmente o prédio que atualmente abriga a Delegacia de Polícia de Pronto atendimento e a Delegacia da Mulher será finalizado. As obras tiveram início na segunda-feira (29) e devem durar de seis meses.
Com o andamento e a conclusão das obras, orçadas em R$ 1,8 milhões, o prédio poderá servir à comunidade dentro daquilo que foi projetado inicialmente. A princípio, outras duas delegacias devem ser instaladas no local. “A obra prevê a conclusão do prédio e pretendemos instalar pelo menos mais duas delegacias, dentre aquelas que estão funcionando em prédios locados. Isto gera uma economia para o Estado com o aluguel de imóveis. Se tudo o que está no contrato for cumprido, em seis meses o prédio estará concluído”, disse o delegado titular da 6ª Região Policial, Paulo Videla Ruschel.
Quando inaugurado em 1998, o prédio concentrava o então Centro de Operações, que era o serviço de plantão da Polícia Civil para atendimento de ocorrências, lavratura de flagrantes. Em seguida o local passou a ser denominado Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e abrigava também um posto de atendimento à mulher que passaria depois a ser a Delegacia de Atendimento à Mulher.
De acordo com Ruschel, com as mudanças na estrutura da Polícia Civil em Passo Fundo já não há necessidade de por exemplo de transferir de local a 1ª Delegacia de Polícia que teve um novo prédio inaugurado a pouco mais de um ano, para a nova Central. “A 1ª DP é atualmente a que tem as melhores instalações e não há planos de removê-la, apesar de também ser um prédio locado, mas foi construído para ser uma delegacia. Mas há outras que estão em prédios locados como a Defrec e a DPCA e até a própria Delegacia Regional”, explicou.
Ainda não estão definidas as delegacias que serão transferidas para a nova Central. O delegado regional acredita que, independente das delegacias instaladas no novo prédio a estrutura dará mais qualidade ao trabalho da polícia. “Haverá um acréscimo significativo na qualidade do serviço prestado. A investigação também será mais qualificada, já que a partir do momento que tivermos os agentes e delegados com melhor estrutura física, não há dúvida que isto traz benefícios para a comunidade”, avaliou.
Além da melhor estruturação das delegacias, o novo prédio contará também com um tele centro de ensino à distância para que os servidores possam fazer cursos online voltados à servidores da segurança pública através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).