A Operação Viagem Segura de Proclamação da República contabiliza 58,7 mil veículos fiscalizados e 10,4 mil infrações no Rio Grande do Sul nos três primeiros dias. A 13ª edição, que se iniciou na última quarta-feira (14) à meia-noite, também registra o recolhimento de 630 veículos e 169 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). O total de acidentes chega a 557, com cinco vítimas fatais e 279 feridos.
Os agentes de trânsito também aplicaram 369 testes de bafômetro. Desse total, 114 condutores se encontravam alcoolizados, sendo que 34 foram conduzidos à delegacia por apresentarem níveis acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
A operação se estenderá até à meia-noite do próximo domingo (18), reunindo esforços do Detran/RS, Cetran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) em Porto Alegre, Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a coordenação do Comitê de Mobilização pela Segurança do Trânsito.
Acidente na ERS-153
Em Passo Fundo, no início da noite de sexta-feira, um veículo capotou na ERS-153, próximo ao Instituto Marcelino Champagnat. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual ninguém ficou ferido.