Operação apreende mercadorias vindas do Paraguai

Abordagens ocorreram na ERS-324 em Trindade do Sul e o valor das mercadorias apreendidas chega a R$ 50 mil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma operação realizada pelo Pelotão de Operações Especiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar com o apoio do 1° Batalhão Rodoviário apreendeu cerca de R$ 50 mil em mercadorias provenientes do Paraguai, durante a madrugada de terça-feira (27).

O ponto escolhido pela operação para as abordagens foi o quilômetro 72 da ERS-324, em Trindade do Sul, que é uma das rotas de entrada de produtos em situação irregular no Estado. Os policiais abordaram veículos de passeio e ônibus de excursões que passavam pelo local. No total foram apreendidos seis automóveis, todos com placas de municípios da Região Metropolitana e um ônibus com placas de Venâncio Aires. Os veículos estavam lotados de mercadorias sem desembaraço aduaneiro.

Um dos veículos tentou fugir da abordagem dos policiais, mas foi perseguido e abordado em seguida, também apresentando uma grande quantidade de produtos que também foram apreendidos.

Conforme o auditor fiscal Celso Luz, chefe da seção aduaneira da Delegacia da Receita Federal de Passo Fundo, as operações acontecem com frequência e deverão ser intensificadas nesta época próxima ao Natal em que a circulação de mercadorias oriundas principalmente do Paraguai é maior. “As operações têm ocorrido com certa periodicidade, mas nesta época a fiscalização é intensificada. Deverão ocorrer outras, inclusive em âmbito estadual”, afirmou.

O material apreendido foi encaminhado ao depósito da Delegacia da Receita Federal de Passo Fundo. A maioria dos produtos era de material de informática e eletrônicos, mas também havia objetos com motivos natalinos, bebidas, roupas e calçados.

Os acusados de estarem transportando este material deverão ser indiciados por descaminho. “Os produtos apreendidos não são proibidos no Brasil, então não caracteriza contrabando. Estas pessoas entraram em Território Nacional sem pagar os devidos tributos e por essa razão a carga foi apreendida”, explicou o auditor fiscal.

 

Gostou? Compartilhe