Audiência discute ingresso e promoções na Brigada Militar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma audiência pública, promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, debaterá o Plano de Carreira dos Militares Estaduais do RS. Solicitada pelos deputados Altemir Tortelli (PT), Jeferson Fernandes (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), e Ronaldo Santini (PTB), a atividade ocorre na quinta-feira (6), a partir das 9h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, na Capital.

De acordo com os parlamentares, um dos principais pontos do debate é a exigência de nível superior ingressantes, assim como já ocorre na Polícia Civil. A questão é vista como uma maneira de melhorar os serviços prestados pela Brigada Militar, tanto no atendimento como na qualificação da corporação.

Outra questão em discussão é a promoção profissional. O atual plano prevê que profissionais concursados como soldados possam ascender ao máximo até o posto de tenente, diferentemente de outras corporações do Brasil. Em alguns estados a promoção chega aos postos de major e até mesmo tenente-coronel. No RS, para que um soldado chegue ao cargo de capitão, existe a necessidade da formação em Direito e ainda a realização de um novo concurso específico à vaga. A ideia é ampliar as áreas de formação e possibilitar também a promoção interna, o que é visto como motivação, além aproveitamento da experiência dos profissionais.

Gostou? Compartilhe