A Operação Viagem Segura de Natal retirou de circulação cerca de 300 motoristas alcoolizados - potenciais causadores de acidentes - nos cinco dias de reforço na fiscalização. Deste total, 44% (130 motoristas) foram enquadrados em crime de trânsito. Os agentes realizaram mais de 1,5 mil testes do bafômetro neste primeiro feriado, após a nova Lei Seca. A fiscalização da embriaguez vem aumentando gradualmente, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde para esta Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Nesta 14ª edição da Operação, foram realizadas mais de 88 mil abordagens e 10 mil infrações. A fiscalização também recolheu 1.163 veículos e 319 CNHs. O reforço na fiscalização e nas ações de educação não impediu que se confirmasse a tradição do Natal como o feriado mais violento no trânsito (média de 3,6 mortes/dia nos últimos cinco anos).
Foram 28 mortes em 23 acidentes com vítimas fatais, e 643 feridos em 453 acidentes com lesões da zero hora da sexta-feira (21) até a meia-noite desta terça-feira (25). No total, foram 1,2 mil acidentes nas estradas e vias municipais. No ano passado, foram 13 mortes no local do acidente nos três dias de feriado.
A Viagem Segura reúne esforços do Detran/RS, Cetran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e órgãos municipais de trânsito, Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito.
Confira os números finais da operação
Governo do Estado