O esforço conjunto dos órgãos de trânsito para conter os acidentes neste feriadão de Ano Novo realizou, em 48 horas, 947 testes com etilômetro. Isso permitiu afastar das ruas e estradas gaúchas 91 condutores alcoolizados, potenciais causadores de acidentes. Deste número, 33 foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a uma delegacia de polícia.
No mesmo período, foram fiscalizados 32.770 veículos e constatadas 7.652 infrações. Tiveram de ser recolhidas 108 Carteiras Nacionais de Habilitação e 373 veículos acabaram encaminhados a depósito.
Apesar do efetivo de mais de mil agentes atuando nesta etapa da Operação Viagem Segura, apoiados por radares fixos e móveis, viaturas e helicóptero, ocorreram em dois dias 317 acidentes, 92 dos quais ocasionaram lesões em 122 pessoas, com uma vítima fatal.
O Ano Novo costuma ser um feriado com menos mortes. Em 2012, foram registradas oito vítimas fatais no local do acidente, mesmo número de 2011. A média de mortes por dia foi de 2,7 em ambos os anos, número menor que a média geral dos 13 feriados (de 2007 a 2012), que foi de 3,2 mortes/dia.
A população pode colaborar para a redução do número de acidentes, informando às autoridades comportamentos de risco observados no trânsito. Para isso, estão à disposição os telefones 191, da PRF, para as estradas federais, e 198, do Comando Rodoviário da BM, para as estradas estaduais.
A Operação Viagem Segura de Ano Novo foi estendida, com fiscalização redobrada até quarta-feira (2). As autoridades pedem especial atenção dos condutores, evitando ultrapassar a velocidade permitida em cada trecho, assim como ultrapassagens indevidas. Essas foram as principais causas de mortes no último feriadão de Natal.
Operação Viagem Segura retira 91 motoristas alcoolizados das estradas
Fiscalização será redobrada até quarta-feira (2).
· 1 min de leitura