A nova Lei Seca, que entrou em vigor dia 21 de dezembro, afeta diretamente o trabalho da fiscalização, já que permite a obtenção de outras provas, além de teste do bafômetro e do exame de sangue, para a criminalização do condutor embriagado. Com a nova lei, a embriaguez pode ser comprovada com declaração de testemunhas, vídeos e exames clínicos (testes de equilíbrio, movimento do globo ocular, etc).
Neste período de veraneio, Brigada Militar, Detran/RS, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (nas estradas federais), realizam também no Litoral a Operação Balada Segura, blitz de trânsito que tem como foco principal o combate a embriaguez ao volante.
Desde o final de semana anterior ao Natal já fora realizadas nove blitze nas praias - de Quintão a Torres, Cassino, Laranjal e Rio Grande. Mais de 678 veículos foram abordados e 23 condutores autuados por embriaguez (sendo 14 por recusa e quatro enquadrados em crime de trânsito). No total, registraram-se119 autuações por motivos diversos, 32 veículos e 26 CNH recolhidos.
Cerca de 300 brigadianos passarão pelo treinamento. Haverá um módulo específico para os BMs que atuam nos cartórios de trânsito
Governo do Estado