Agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenados pelo delegado substituto Cláudio Edgar Trindade Belcamino prenderam um homem de 28 anos acusado do envolvimento em um assalto a um veículo que transportava medicamentos em Guaporé durante a manhã de terça-feira (14).
A ação dos assaltantes teve início por volta das 4h30 da manhã em Arroio do Meio. Eles já estavam em Guaporé quando os criminosos renderam o motorista de uma caminhonete Montana com placas de Santa Rosa. De acordo com o motorista, os assaltantes perseguiram a caminhonete por cerca de 50 quilômetros até realizarem a abordagem.
A vítima foi colocada dentro do Fiesta branco utilizado pelos criminosos e levada até uma estrada vicinal às margens da ERS-129. Quando os criminosos pararam, obrigaram a vítima a retirar a carga de remédios da caminhonete para localizar o rastreador do veículo. Após retirar parte da carga, os criminosos fugiram levando a caminhonete. O motorista esperou até que os assaltantes estivessem longe e acessou a rodovia, onde pediu ajuda.
Durante a manhã, policiais da região iniciaram a movimentação para tentar capturar o grupo. A Polícia Civil de Marau, juntamente com os agentes da Defrec fizeram buscas em uma propriedade rural no interior de Marau onde encontraram o Fiesta branco utilizado no assalto, parte da carga de medicamentos roubada, avaliada em cerca de R$ 20 mil e outros objetos sem procedência, como 17 aparelhos de som automotivos.
O carro utilizado pelos criminosos foi roubado na manhã do dia 10 de janeiro, na Rua Guaporé no bairro Vera Cruz. Dois homens em uma motocicleta, um deles armado com um revólver, abordaram a motorista e ordenaram que ela saísse do carro. Após o roubo os criminosos fugiram em alta velocidade em direção à Rua São Sebastião. Dentro do carro havia documentos da vítima, telefone celular e um controle de portão eletrônico.
No local também foram encontrados um revólver calibre 38 municiado, além de munição e duas espingardas calibre 12. O proprietário do sítio foi preso por receptação. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Marau, onde foi autuado em flagrante e recolhido ao presídio. No momento da abordagem dos policiais, além do proprietário do sítio, havia duas mulheres no local.
Um automóvel Palio de cor azul escura e placas de São Leopoldo tentou se aproximar do local e ao receber dos policiais ordem de parar, não obedeceu, tendo seus ocupantes, inclusive, disparado contra os policiais. O veículo foi encontrado abandonado na Gruta do Rio Marau. Os policiais realizaram um cerca na região em busca dos ocupantes do Palio, mas até o fechamento desta edição eles não haviam sido localizados.
Três homens também chegaram ao local quando os policiais faziam as buscas e acabaram detidas. Eles disseram ser oriundos de Nicolau Vergueiro e teriam ido até o sítio para comprar peças agrícolas.