A Polícia Civil já tem suspeitos dos dois envolvidos na tentativa de homicídio, ocorrida por volta das 13h50min, desta segunda-feira, na rua Epitácio Pessoa, bairro Santa Maria II. Armados com pistolas, eles disparam pelo menos 39 vezes, contra um Celta. Um dos tiros acertou o braço e outro o abdômen do motorista Evandro Carlos Caxambu, 35 anos, foragido do Presídio Estadual de Novo Hamburgo, desde o dia 3 de janeiro deste ano. A vitima permanece internada, sob custódia, no setor de emergência do Hospital São Vicente de Paulo, e seu estado de saúde era considerado estável. Para a polícia, um acerto de contas pode ter motivado o crime.
Uma testemunha, de 23 anos, que pediu para não ser identificada, recém havia saído de casa, em direção a uma parada de ônibus, acompanhou a ação dos bandidos. Segundo ela, dois ocupantes de um Honda City, cor prata, fecharam a passagem do Celta. O caroneiro, usando uma touca ninja, desembarcou e passou a atirar contra a dianteira do veículo. “Ele atirou várias vezes. Fiquei assustada e corri para a casa de um vizinho. Mesmo baleado, o motorista conseguiu escapar a pé. Eles fizeram o retorno de carro na quadra, mas desistiram” relatou.
Para escapar da dupla, Caxambu correu pelo interior de um terreno baldio; passou por uma residência em construção; atravessou a rua, e entrou pela porta dos fundos em uma residência, onde pediu socorro. “Estávamos eu, minha esposa e nossa filha, de quatro anos, quando aquele homem, ferido e todo sujo de sangue, entrou na nossa casa. Disse que não era bandido e pediu que chamassem a polícia ou os bombeiros” relata o homem, de 23 anos, que também pediu para não ser identificado.
O casal, que havia mudado para a nova residência havia uma semana, ligou para a Brigada Militar. “Por coincidência, naquele momento, chegou meu amigo. Ele é técnico em enfermagem e iniciou os primeiros procedimentos” diz o morador, que chegou a gravar imagens usando o celular. Enquanto era atendido, Caxambu solicitou que sua esposa fosse avisada através do telefone. Ele forneceu o código 051, mas não lembrou do restante do número. Cerca de 20 minutos depois, foi conduzido por uma viatura da Brigada Militar até o hospital.
Durante levantamento no local do crime, policiais contaram pelo menos 39 disparos contra o Celta. A maioria no capô e no pára-brisa do veículo. Pelas cápsulas encontradas, PMs acreditam que os bandidos usaram duas armas de diferentes calibres. Uma pistola .9 milímetro e outra .380.
Foragido usava carro roubado
Dono de uma extensa ficha policial, Caxambu tem antecedentes por roubo em Passo Fundo, Getúlio Vargas, (sua cidade natal), Sertão, Guaíba e Eldorado do Sul. Foragido do Presídio Estadual de Novo Hamburgo, desde o dia 3 de janeiro, ele conduzia um Celta roubado e com placas clonadas da cidade Ijuí, quando sofreu a emboscada ontem à tarde.
O assalto aconteceu na terça-feira passada, nos cruzamentos das ruas Sete de Agosto com Paissandu. Por volta das 22h30min, um jovem, de 19 anos, estacionou o Celta, para deixar a namorada em casa, quando um homem armado se aproximou e mandou entregar as chaves. “Ele ainda tentou arrancar, mas como o freio de mão estava acionado, não conseguiu. A namorada pediu que atendesse a ordem do assaltante. Então, desembarcaram e o marginal fugiu com o veículo” contou a mãe do rapaz, enquanto aguardava a chegada da perícia, no local do crime ontem.
“Já temos nomes dos suspeitos. Estamos investigando. Provavelmente eles tiveram algum desentendimento” diz o chefe de investigações da 1ª DP, Volmar Menegon. Assim que receber alta, Caxambu deverá ser encaminhado ao presídio regional de Passo Fundo.
Notícia atualizada às 18h43