Operação Volta às Aulas traz novidade

Mais escolas passam a ser atendidas e novos instrutores foram formados. Além de trabalhar em sala de aula, os instrutores realizarão a segurança nas escolas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A tradicional Operação Volta às Aulas teve início nesta sexta-feira (01), durante uma solenidade realizada na praça Ernesto Tochetto, que contou com a presença da Brigada Militar, do Secretário Municipal de Segurança, Gilmar Lopes, do representante da 7ª Coordenadoria de Educação, Adalmir Jacobi Schaeffer e de turmas representantes de escolas estaduais, Colégio Tiradentes da Brigada Militar, Protásio Alves e Escola Municipal Diógenes Martins Pinto.

Sob a sombra das árvores foi oficializado o início da operação, que conta, não só com a força ostensiva de policiais militares nas ruas, garantindo a segurança dos estudantes, como também, com o Projeto Proerd, que funciona há 13 anos em escolas do município.

O mentor do projeto, Sargento Lúcio Alebrant, que comandou a solenidade iniciada as 16h, disse que a didática e a técnica continuarão as mesmas em sala de aula, mas que houve uma ampliação no número de escolas atendidas e de profissionais para atendê-las. Neste ano, 29 escolas passam a participar do Proerd, que contará com 25 novos instrutores. “Nós continuaremos a atender as escolas que já atendíamos, inclusive no Território da Paz e outras novas que estão inscritas”, diz Alebrant.

Conforme o Comandante do 3o RPMon, Tenente Coronel Fernando Carlos Bicca, a meta para 2013 é formar 3.500 alunos, mil alunos a mais do que o ano anterior. “O Proerd é um projeto vencedor, que cresce a cada ano e, por isso estaremos intensificando o trabalho em sala de aula e fora dela, antes, durante e depois do horário escolar”, esclarece. Conforme o Tenente Coronel Bicca, a novidade parte por parte do serviço dos instrutores do Proerd. “Os mesmos instrutores que atuam em sala de aula, passam a fazer a segurança nas escolas, durante o horário do serviço”, complementa.

A Coordenadoria de Educação se colocou a disposição para continuar e estabelecer, também, novas parcerias referentes ao projeto. “Nós sentimos a diferença que este projeto faz em sala de aula e em toda a comunidade”, afirmou Schaeffer. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Segurança apóia a operação e o projeto: “A força da segurança são os policiais, mas a garantia de segurança parte da formação e qualificação dos alunos”, comenta. O Tenente Coronel Bicca afirmou que a Brigada Militar estará junto aos alunos durante o ano: “Vamos prestar a maior segurança possível aos estudantes, que são nossos tesouros”, completou.

Homenagem
Durante o lançamento da Operação Volta às Aulas, a Brigada Militar aproveitou para homenagear um integrante da reserva, que deixará de prestar serviços voluntários, por mérito do tempo excedente de serviço. O Sargento Volcir Miqueli deixa de integrar a Reserva da BM, com 65 anos de idade. “São homens valorosos como ele que fazem a diferença”, salientou Bicca.

Gostou? Compartilhe