Defrec prende envolvidos em roubo de caminhões e de cargas

Foram presos dois empresários e um homem que seria o responsável por abordar os motoristas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), com o apoio de agentes da 2ª Delegacia de Polícia de da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), coordenados pelo delegado Adroaldo Schenkel prenderam três homens acusados de envolvimento em roubo de cargas e de caminhões na região. As prisões foram feitas durante a manhã de quinta-feira (7) em Palmeira das Missões e em Passo Fundo.

As investigações iniciaram há cerca de um ano, quando foram realizados roubos de cargas nos mesmos moldes na região. Um dos caminhões foi recuperado ainda com a carga em Palmeira das Missões. Os criminosos agiam em postos de gasolina nas rodovias da região, onde abordavam os motoristas, roubavam os caminhões e mantinham as vítimas em cativeiro, em média, por 12 horas até liberá-las, quando eram levadas pelos bandidos e libertadas no município catarinense de Campos Novos. O local em que as vítimas eram mantidas presas ainda não foi identificado pela polícia.

De acordo com o delegado Schenkel, os criminosos buscavam caminhões novos e seminovos, bem como cargas valiosas e de material de construção. “As investigações nos levaram até Palmeira das Missões, onde sabíamos que havia um envolvido. Quando encontramos um caminhão no interior daquele município, direcionamos as investigações para lá. O dono da granja onde o caminhão foi encontrado disse que havia recebido o veículo de um empresário”, disse.

O empresário preso atua em Palmeira das Missões no ramo de transportes, insumos agrícolas e materiais de construção. Os suspeitos tiveram o sigilo telefônico quebrado e a partir daí os policiais conseguiram estabelecer a conexão com um empresário passo-fundense que mantinha uma empresa de guinchos e uma loja de bicicletas e que participava diretamente dos assaltos. “Descobrimos que este empresário participou de outro assalto que aconteceu em Vila Assis, onde eles roubaram o motorista e, ao perceberem que a carga não era de interesse deles, abandonaram o caminhão. O motorista ficou amarrado no caminhão e disse que viu um caminhão de guincho perto do local do assalto”, explicou o delegado.

Também segundo Schenkel o empresário de Palmeira da Missões, que é proprietário de uma transportadora, estaria utilizando os veículos roubados em sua frota. “Dois caminhões e as cargas de vergalhões de aço não foram recuperados. Acredito que estejam circulando por aí, clonados. E era provavelmente o destino deste que recuperamos, que já estava, inclusive, sem as placas”, analisou.

Para prender o empresário passo-fundense, os policiais foram até Balneário Camboriu, para onde ele havia se mudado há cerca de 45 dias e aberto suas empresas de guinchos e de bicicletas. Quando os agentes chegaram ao litoral catarinense encontraram a loja de bicicletas fechada. Eles obtiveram a informação de que ele teria viajado para Passo Fundo.

Os policiais retornaram imediatamente e se dirigiram até a casa de parentes do suspeito onde encontraram o veículo dele e ficaram esperando até que ele saísse da casa. O outro homem, que seria o responsável por abordar os motoristas foi preso na casa em que reside no bairro Záchia.

Os três tiveram a prisão preventiva decretada e foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo ainda na tarde de quinta-feira.

Gostou? Compartilhe