Policiais federais realizam mobilização

As reivindicações são por conta de reestruturações na carreira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Servidores da Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (19), em nível estadual, uma mobilização exigindo reestruturação em sua carreira. Em Passo Fundo a ação ocorreu em frente à Delegacia de Polícia Federal, na rua Sete de Setembro, centro. 

Em nota à imprensa, foi informado o descontentamento com a maneira que estão sendo tratados pelo Governo Federal nos últimos anos. Em 2012, agentes, escrivães e papiloscopistas do segmento realizaram uma greve que durou 70 dias.

Ontem, o ato público foi uma maneira de externar a indignação em relação às demandas apresentadas aos Ministérios da Justiça e do Planejamento e à Direção-Geral da Policia Federal.

Além das demandas, foi reivindicado o reconhecimento dos cargos de nível superior que, há 17 anos, exige a formação para ingresso na carreira, de acordo com a Lei Federal nº 9266/96 mas, apesar da exigência, ainda são regidos pela Portaria 523/1989-MOG que os classifica como de nível médio.

Nesse caso, de acordo com a nota, além de não possuírem legitimidade jurídica para regrar atividades de cargos públicos, passam por um rol de atribuições arcaicas e em descompasso com a realidade social brasileira.

Há cerca de 7 anos não existe, sequer, uma alteração salarial para policiais federais que continuam recebendo tratamento desigual em relação a outras carreiras típicas de Estado do Poder Executivo Federal.

O manifesto ocorreu em Porto Alegre e nas outras 13 delegacias do interior do Estado.

 

 

Gostou? Compartilhe