Bombeiros realizam vistoria em shopping

Atividade também serviu como treinamento para a nova turma de bombeiros que deverá se formar ainda este mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após o incidente de um princípio de incêndio ocorrido na semana passada, o Corpo de Bombeiros realizou, durante a tarde de quinta-feira (4), uma vistoria no shopping Bella Città.

Segundo o capitão Jorge Michura Dutra que acompanhou a atividade, uma das razões da vistoria seria apurar o motivo de, mesmo o shopping atendendo a todas as exigências e sendo um modelo em relação aos dispositivos para a prevenção de incêndios nos últimos meses dois episódios chamaram a atenção. “Mesmo sendo um exemplo de prevenção, atendendo à todas as exigências, acontecem alguns problemas. Viemos conversar com os lojistas e verificar quais são as condições”, explicou.

O shopping conta com uma brigada de incêndio composta por 20 pessoas, e esta brigada foi a responsável por conter o princípio de incêndio ocorrido em um depósito no último dia 29. “É um número razoável pelo espaço que temos aqui, entre as lojas. É uma exigência, e o shopping se destaca por fazer isto”, disse o capitão Michura.

Após a vistoria, foi constatado que todos os dispositivos de combate a incêndio estão funcionando normalmente. De acordo com o sargento Zanfir da Seção de Prevenção de Incêndios, somente o bom funcionamento do equipamento às vezes não é suficiente para evitar um incêndio. “É importante esclarecer à população que algumas situações de incêndio não ocorrem pelo fato de os equipamentos não estarem funcionando”, afirmou.

Também segundo o sargento, os bombeiros também examinaram outros pontos que englobam as medidas de segurança como, por exemplo, as saídas de emergência. “Se durante uma vistoria em algum estabelecimento as saídas de emergência estiverem bloqueadas o proprietário é obrigado e desobstruí-las imediatamente. Caso não sejam desobstruídas, o proprietário é multado. Em casos onde os sistemas de prevenção não estejam de acordo o proprietário é notificado e tem um prazo de 30 dias para resolver o problema, e se não for resolvido cabe até a interdição do local”, esclareceu.

 Nova turma de bombeiros se forma no próximo dia 20

A vistoria no shopping serviu também como aula prática à turma de 36 alunos que estão participando do curso de formação dos bombeiros e deverão se formar no dia 20 deste mês. Os alunos serão distribuídos nos municípios da região do 7° Comando Regional de Bombeiros a partir da formatura e atuarão no combate e na prevenção de incêndios.

Gostou? Compartilhe