Nesta quinta-feira a Polícia Civil realizou uma operação a nível nacional, denominada como Operação PC-27. O primeiro balanço parcial divulgou 1.179 pessoas presas, além de 14 apreensões de menores e incluindo ações de cumprimento de mandados de busca e apreensão e de flagrante delito.
O Conselho Nacional dos Chefes de Policia Civil sentenciou a ação, que foi presidida pela chefe de Polícia do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha.
A PC-27 ocorreu simultaneamente em todos os estados do país e no Distrito Federal, contou com a participação de mais de quatro mil agentes e 535 delegados. A operação contou com a participação das Defrec, que realizou ações visando coibir o furto e o roubo de motocicletas, com a denominação de Operação Duas Rodas.
Foram vistoriadas em Passo Fundo 12 oficinas de conserto e venda de peças de motos, com apoio de agentes da DPCA e 1ª DP.
No total os Policiais apreenderam 13 motos, todas com numerações adulteradas.
Ainda foi apreendida, em uma das oficinas, uma moto furtada em fevereiro deste ano.
Conforme informações da policia, o proprietário da oficina foi conduzido à Defrec para identificar o envolvido no furto. Outros proprietários de oficinas foram ouvidos para identificar a procedência das motos irregulares apreendidas em seus estabelecimentos.
O foco principal da ação nacional é a repressão ao tráfico de drogas, à venda de produtos piratas e ao roubo de carros, além do cumprimento de mandados de prisão.
Até o meio da tarde, haviam sido apreendidas 88 armas, cerca de 9 quilos de maconha, 16 quilos de cocaína e 3 quilos de crack. Foram recuperados 77 veículos roubados.