RS na Paz será implantado no mês de setembro em Passo Fundo

Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, RS na Paz, será instalado no bairro Zachia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira reunião de uma equipe multidisciplinar de secretarias estaduais e municipais, bem como outras entidades, foi realizada nesta quinta-feira para organizar o Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, RS na Paz. A intenção de relatar experiências e avaliar o que cada área pode contribuir para a construção funcional da ação foi a pauta do encontro.

O RS na Paz será instalado no bairro Zachia, com sede na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho. O início dos trabalhos de instalação estão marcados para o dia 5 de setembro. Na avaliação da equipe, os moradores do bairro Integração também serão beneficiados.
Dentro dos projetos do RS na Paz, a modalidade de Território de Paz foi a escolhida para o município. Estes territórios de paz, com bases comunitárias, tem o objetivo de oferecer serviços diferenciados à população, sem a característica de um posto policial, embora a Brigada Militar esteja envolvida na ação. Cada uma das secretarias governamentais envolvidas contribuem para que haja ações de conhecimento e aprendizagem, a fim de pacificar e retomar a integração comunitária. Ao todo, o RS na Paz possui 17 projetos, sendo o carro-chefe os Territórios de Paz.
Participaram do encontro representantes da Coordenadoria Estadual do RS na Paz, Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE); Polícia Rodoviária; 3ª Batalhão Ambiental; Bombeiros; Banrisul; Secretarias Municipais de Desporto e Cultura, Planejamento, Assistência Social, Saúde, Habitação, Segurança e Educação; e Coordenadorias Municipais da Mulher e Igualdade Racial. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de julho, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Questões acerca do acolhimento e temáticas a serem abordadas devem guiar o encontro para formalizar as atividades levadas à comunidade.

 

 

 

Gostou? Compartilhe