Chuvas contribuem para acidentes nas estradas

Acidentes ocorridos nos últimos dias que resultaram em pelo menos quatro mortes ocorreram sob forte precipitação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos últimos dias quatro pessoas morreram em acidentes registrados nas rodovias da região. As mortes ocorreram na madrugada de segunda-feira (24), no quilômetro 57 da ERS-324, entre Vila Maria e Casca e na ERS-135, no quilômetro 40, próximo ao acesso a Sertão.

Em comum entre os dois acidentes, as condições do tempo, já que ambos ocorreram sob chuva. Na madrugada de segunda-feira, um acidente envolvendo uma Kombi com placas de Lajeado e uma carreta carregada com gesso e placas de Serafina Corrêa matou Robson Ronaldo Boscatto, 30 anos, e Sidnei Cristóvão Gonçalves, 20 anos, ambos moradores de Marau.

No início da noite de segunda-feira a colisão entre um automóvel Gol e dois caminhões causou a morte de outras duas pessoas. Inédio José Didoné, de 60 anos e André Luis Didoné de 20, estavam em um automóvel Gol e trafegavam no sentido Erechim – Passo Fundo. Próximo ao trevo de acesso a Sertão, Inédio tentou ultrapassar uma carreta que estava na terceira faixa, porém o condutor do veículo de grande porte também tentava realizar uma ultrapassagem e acabou atingindo o Gol. Com o impacto, o carro foi arremessado para a pista contrária e colidiu frontalmente com uma carreta com placas de Xaxim/SC. Pai e filho eram moradores de Sertão e morreram no local. Um terceiro passageiro também ficou ferido e segue internado no Hospital São Vicente de Paulo.

Conforme o capitão Claudemir Bertoglio, do Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo os motoristas não costumam adotar as medidas necessárias para que se evite ou reduza os danos causados pelos acidentes. “É necessário compreender que nos dias de chuva pode haver acúmulo de água na pista e isso somado a um possível vazamento de óleo que fica na pista, gera um risco maior à segurança viária”, disse.

Também conforme o capitão, os motoristas devem estar atentos e adotar um postura defensiva ao volante. “Se houver neblina e chuva, por exemplo, é importante ter cuidado também com os equipamentos obrigatórios, como o limpador e o lavador para manter a visibilidade. Utilizar o farol em luz baixa ou o farol de neblina nos veículos que possuem este recurso, também é importante, além dos pneus com no mínimo seis milímetros de sulco, que dão maior estabilidade no terreno molhado”, alertou.

A mudança de comportamento dos motoristas também pode contribuir de forma decisiva para evitar um acidente, que com pista molhada pode acabar tendo um resultado mais grave. “O condutor necessita se conscientizar que a direção sem os cuidados necessários poderão resultar em um prejuízo muito maior à sua vida, especialmente em acidentes como estes dos últimos dias em que houve vítimas”, afirmou.

 

Gostou? Compartilhe