Mais de 1.400 alunos de 35 escolas do município e região ocuparam o Salão de Eventos da Universidade de Passo Fundo, na tarde desta quarta-feira (26), para participar da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), a maior já vista em todos os anos.
Durante o evento, pelo menos um aluno de cada escola foi premiado, recebendo um troféu com o símbolo do programa – o leão – ou uma medalha. Em meio a aos 1.400 alunos presentes, um foi destacado, por seu desempenho na participação do programa e acabou ganhando uma bicicleta como prêmio.
O mentor do programa, sargento Lúcio Alebrandt, explicou que as bicicletas como prêmio, é a novidade desta formatura. Outras duas bicicletas – todas doadas para o projeto – foram sorteadas entre as crianças, que ganharam um número na chegada.
O Proerd nas escolas públicas já existe há 14 anos como uma forma de prevenir a criminalidade entre os jovens. As crianças são questionadas sofre ações que ocorrem diariamente na sociedade, seguindo o material produzido para o projeto, e acabam percebendo qual é a melhor atitude a ser tomada diante a cada situação. A decisão perante o fato, deve partir de cada criança – que, com auxílio dos orientadores do programa, percebem a melhor opção. “Hoje é o dia culminante do Proerd, pois encerramos um semestre de atividades e formamos os alunos”, diz.
Segundo Alebrandt, o programa é pleno e funciona, pois todos os instrutores são preparados e fiéis ao objetivo, já atuam com um único foco, previamente planejado e elaborado. Em Passo Fundo são cinco instrutores participando efetivamente, parte de um total de 42 instrutores na área do Planalto.
O comandante do CRPO, coronel João Darci Gonçalves da Rosa, parabenizou os alunos. “Vocês são vencedores. Estão aptos a dizer não as coisas ruins que vemos diariamente na imprensa”, declara. O coronel ainda parabenizou a equipe do Proerd e agradeceu ao apoio dos professores no projeto preventivo e educativo. Os professores presentes, receberam camisetas no programa educacional.