Policiais da 11ª Região Policial em conjunto com a Brigada Militar, realizaram na manhã desta quinta-feira (25/07) a Operação Quinto Mandamento, em Erechim. A ação foi coordenada pelo delegado Gustavo Ceccon e supervisionada pelo delegado de polícia regional Gerson Fraga e teve como objetivo combater os crimes dolosos contra a vida, especialmente os homicídios e as tentativas de homicídios.
A operação contou com a participação de 115 policiais, entre civis e militares e 37 viaturas. Foram presos preventivamente dez indivíduos acusados de homicídio e tentativa de homicídio e cumpridos 22 mandados de busca e apreensão. Um suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além das prisões, um número considerável de armas irregulares foi retirado de circulação. Foram apreendidas seis armas longas (espingardas), um revólver calibre .38 e munições de calibres diversos. Um indivíduo com prisão preventiva decretada não foi localizado e está foragido.
De acordo com os delegados, a 11ª Região Policial está priorizando a apuração de homicídios buscando responsabilizar os seus autores a fim de evitar a impunidade que, certamente, acaba provocando a prática de novos delitos. Com essa filosofia implantada, até o momento, todos os homicídios ocorridos no município de Erechim no ano de 2013 foram esclarecidos. Algumas das investigações duraram aproximadamente três meses, outras semanas.
Com informações da Polícia Civil