Após duas volumosas apreensões de entorpecentes, realizadas em junho e julho deste ano, agentes da Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo coordenados pelos delegados Mauro Vinícius Soares de Moraes e Mário Luiz Vieira prenderam, durante a noite de quinta-feira (1°) em Foz do Iguaçu, no Paraná, um homem de 31 anos, acusado de ser a conexão dos traficantes de Passo Fundo com os cartéis da região da fronteira com o Paraguai.
Durante as investigações, pelo menos seis pessoas foram presas por envolvimento com o grupo criminoso. As primeiras prisões aconteceram no dia 6 de junho deste ano quando três pessoas foram presas na ERS-324 em Pontão quando transportavam 19 quilos de pasta base de cocaína e oito quilos de maconha. Na ocasião os agentes abordaram uma Meriva de cor prata e uma caminhonete Hyundai Santa Fe de cor preta, ambos os veículos com placas de Foz do Iguaçu. Foram presos dois homens, um de 24, outro de 29 anos e uma mulher de 26. A droga estava acondicionada dentro da Meriva. A quantidade de pasta base de cocaína apreendida seria suficiente para a produção de 80 quilos de cloridrato de cocaína que é vendida pelos traficantes.
Já no dia 18 de julho, outros três homens foram presos na Rua Capitão Araújo, a poucos metros da Delegacia da Polícia Federal. Os policiais obtiveram a informação de que um automóvel Gol com placas de Joinville chegaria a Passo Fundo para fazer a entrega de uma carga de dez quilos de cocaína. O automóvel foi visto acessando a cidade ainda pela manhã e os agentes passaram a monitorar a movimentação do veículo.
Quando um Toyota Corolla chegou ao local,os policiais efetuaram a abordagem. Os dois homens no Corolla seriam traficantes que receberiam a carga de cocaína. Com eles foram apreendidos R$ 4 mil que seriam pagos ao motorista do Gol que seria uma “mula”, paga para fazer o transporte da droga da origem até o destino. Os três acusados foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
A mulher presa no dia 6 de junho é esposa do homem preso na quinta-feira. De acordo com o delegado Mário Vieira, o homem, que já tem antecedentes por tráfico de drogas, era o responsável pela ligação entre os traficantes de Passo Fundo e região e os cartéis produtores de drogas. “Este foi um círculo que fechamos. Este homem era responsável por, em média, 30 a 40 quilos de cocaína que eram transportados mensalmente pela região. A droga chegava em Passo Fundo e era redistribuída nas cidades próximas. Os traficantes locais terão de buscar outra forma de conseguir a droga e arriscarem-se ainda mais”, disse.
O inquérito policial será remetido à Justiça Federal de Carazinho, já que as primeiras prisões ocorreram em Pontão, que pertence àquele município. Depois de encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, o acusado foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.