O policiamento ostensivo do Pelotão Hipo passa a contar, a partir desta semana, com 12 novos cavaleiros e 12 novos animais. A formatura do curso de doma racional ocorreu nesta segunda-feira, nas dependências da fazenda da Brigada Militar e contou com a presença do tenente coronel Fernando Carlos Bicca, comandante do 3o RPMon da Brigada Militar, do médico veterinário, major Canto, além de representantes do Sindicato Rural e da Faculdade de Medicina da UPF.
Os animais e seus respectivos cavaleiros passaram, durante uma semana, por treinamentos e simulações de ambientes urbanos, local onde devem atuar.
Para fornecer uma formação de excelência, as instruções ocorreram na sede do Centro Tecnológico De Programas Agroflorestais Sustentáveis da Brigada Militar (CTDEPAS) e contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O curso visa amansar os cavalos para a realização da interação entre homem e animal, de forma que possam coexistir de forma pacifica. De acordo com Bicca, os animais foram submetidos a treinamento em locais com fumaça, barulho de motores e estampidos, de forma que possam se acostumar com a movimentação cotidiana, sem entranhar quando começarem nas atividades.
Os novos animais integram o grupo de 30 cavalos que estão à disposição dos policiais, também preparados para usá-los.