Na noite desta quarta-feira, uma mulher tomou veneno de rato e após, deu para seu filho de 9 anos. A ocorrência aconteceu na Av. Princesa Isabel no bairro São Luiz Gonzaga. A mulher, que tem histórico de dependência química e, segundo informações do Conselho Tutelar, já esteve internada em clínicas de reabilitação e passa por acompanhamento psiquiátrico.
O menino esperou que a mãe se virasse e cuspiu o veneno, sem que ela percebesse. Quando começou se sentir mal, a mulher acionou a Samu. Os atendentes avisaram o Conselho Tutelar informando que havia encaminhado mãe e filho para a emergência do hospital. O menino passou por exames de sangue, foi medicado e liberado. Já a mãe, além de medicada, ficou internada em observação.
Como o menino não tem familiares no município, foi solicitado o acolhimento institucional. Segundo informações do Conselho, avós e tios da criança foram encontrados em Caxias do Sul. Na próxima terça-feira uma assistente social e uma psicóloga devem ir até o município averiguar se existem condições favoráveis para a criança viver. Será solicitado, então, junto ao Ministério Público, o acolhimento familiar do menino.
Acompanhamento
A família já recebe atenção especial do Conselho Tutelar há cerca de dois anos, devido a dependência da mulher e, também, ao comportamento do padrasto, devido as suspeitas de maus tratos. O menino passa por atendimento psicológico semanal no Centro de Estudos e Proteção à Infância e à Adolescência (Cepia).