Desde o início do ano já foram mais de dez ocorrências de assaltos a agências bancárias nos pequenos municípios da região, tendo ocorrido também, um assalto a uma agência bancária dentro da Universidade de Passo Fundo. Em comparação com anos anteriores, 2013 registra um aumento nos índices deste tipo de crime na região, e a escolha pelos municípios menores onde o policiamento é reduzido tem sido uma estratégia adotada por criminosos em todo o País. Na região, os criminosos desenvolveram uma forma diferente de realizar os assaltos, muitas vezes fazendo os gerentes das agências reféns após abordagens nas próprias residências deles, fazendo com que abram as agências e cofres para que o dinheiro seja roubado.
Após a prisão de quatro assaltantes durante a manhã de segunda-feira (2), após uma tentativa frustrada de roubo a uma agência bancária em Ciríaco, a polícia continua as investigações para determinar se os presos também são os responsáveis por outros assaltos ocorridos na região nos últimos meses. De acordo com o delegado Adroaldo Schenkel, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), alguns elementos encontrados na ação dos criminosos que realizaram os assaltos anteriores condizem com a prática do grupo preso na segunda-feira. “Temos as fotos deles, estamos trabalhando para ver se podem ser os mesmos dos fatos anteriores. Alguns indicativos apontam para isso”, disse. Um dos homens presos é residente de Ciríaco, possivelmente o responsável pelo trabalho de monitoração do local e também por orientar a movimentação do bando na cidade, além de estabelecer as rotas de fuga e os outros três são passo-fundenses, sendo que dois deles estavam foragidos do albergue penitenciário do Presídio Regional de Passo Fundo onde cumprem pena por homicídio em regime semi aberto.
Também segundo o delegado, a participação da população de Ciríaco e a resposta rápida da Brigada Militar de Passo Fundo, além do dispositivo de segurança o cofre da agência bancária, auxiliaram na prisão do grupo, já que a ação ocorreu quando o gerente estava chegando ao banco. “A Brigada Militar foi bastante ágil em sair de Passo Fundo e localizá-los quando eles já estavam fugindo. A percepção dos moradores que notaram a movimentação estranha e acionado a Brigada, também foi muito importante”, analisou.
Para Schenkel, há uma tendência natural da migração dos crimes de maior expressão para as cidades menores onde existem menos mecanismos de repressão aos delitos. “Os criminosos se deslocam para o interior, onde a presença da Brigada Militar, que é responsável pela repressão, é menor. É uma tendência nacional este deslocamento do crime para as cidades menores”, observou. Os quatro criminosos que participaram da tentativa de assalto em Ciríaco foram recolhidos ao Presídio de Guaporé.
Quadrilha presa em Ciríaco pode ter realizado outros assaltos
· 2 min de leitura